Você está em: Início > Notícias > Professor da FEUP distinguido com prémio de excelência em energia renovável

Professor da FEUP distinguido com prémio de excelência em energia renovável

Prémio será entregue no dia 23 de julho

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), considerada a maior associação profissional de engenheiros dos EUA, acaba de distinguir Vladimiro Miranda, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do INESC TEC, com o galardão de excelência em energia renovável pelo seu contributo na integração de renováveis no sistema elétrico ao longo dos últimos 20 anos. O prémio "IEEE Power & Energy Society Ramakumar Family Renewable Energy Excellence Award 2012" vai ser entregue no próximo dia 23 de julho. Para esta distinção terá contribuído o seu trabalho na integração de fontes de energia renovável, em particular energia eólica, em larga escala nos sistemas elétricos tradicionais através de técnicas de inteligência computacional. O percurso de Vladimiro Miranda começou em Portugal, passou por Macau e está agora focado no INESC P&D Brasil, que arrancou em julho de 2012 e tem servido para a transferência de tecnologia portuguesa. O professor da FEUP destacou que a atribuição do prémio "a um não americano, de um país periférico" é uma forma de "credibilizar a ciência portuguesa". Em declarações ao jornal Público, afirmou que o galardão "significa apreço pela imagem de Portugal nas energias renováveis, porque com algum trabalho que eu tenha feito, se não houver um conjunto de circunstâncias mobilizadoras desse trabalho, é difícil ganhar um prémio que muitos dizem que não é um Nobel, mas um Óscar". Ao longo do seu percurso profissional, Vladimiro Miranda participou em estudos para avaliação dos recursos eólicos e solar fotovoltaicos em Cabo Verde e Espanha e desenvolveu modelos para previsão de vento para o Argonne National Laboratory, da rede de Laboratórios do Departamento de Energia do Governo norte-americano. A sua investigação contribuiu para mudar o rumo da investigação sobre os problemas dos sistemas elétricos, incluindo renováveis, e também influenciou programas de ensino nacionais e internacionais nesta área. Aos 58 anos, é Fellow do IEEE e autor de mais de 200 publicações. Esteve envolvido na orientação de inúmeras teses de doutoramento e mestrado sobre temas de energia com estudantes de diversas regiões do mundo e em universidades em Portugal, Argentina, Bósnia, Brasil, China, Equador, Noruega ou Suécia. Tem servido de consultor e avaliador de projetos na área de energia em Portugal, África do Sul, Argentina, Croácia ou Noruega, para os respetivos governos ou sistemas de supervisão do sistema científico universitário. É ou foi membro da comissão organizadora de vários congressos internacionais importantes na área de sistemas de energia como PMAPS, ISAP e IEEE PowerTech e preside, desde 1991, os Encontros Luso-Afro-Brasileiros para a Energia (ELAB). Poderá assistir ao vídeo sobre energia eólica apresentado por Vladimiro Miranda na rubrica Engenharia num Minuto. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:30:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias