Você está em: Início > Notícias > Equipas da FEUP vencem fase nacional em competição 24 horas "non-stop"

Equipas da FEUP vencem fase nacional em competição 24 horas "non-stop"

Fase final decorre de 1 a 9 de agosto, na Polónia

("Jalapeños" e "The Crackers") "The Crackers" e "Jalapeños" foram as duas equipas vencedoras da fase nacional da competição European BEST Engineering Competition (EBEC), que decorreu de 13 a 15 de abril, em Aveiro. Organizada pelo Board of European Technology Students (BEST Porto), esta competição põe à prova estudantes de engenharia e ciências, que têm apenas 24 horas "non-stop" para resolver os desafios propostos. As duas equipas formadas por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) seguem em agosto para a Warsaw University of Technology, em Varsóvia, Polónia, onde irá decorrer a fase final desta competição. A EBEC é dividida em duas modalidades: "Team-Design", em que os estudantes têm que desenvolver um protótipo "surpresa", criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e a "Case-Study", em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão. A equipa "The Crackers" (em baixo na foto)- constituída por Rui Vilares (estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica) e João Dias, Gil Rocha e João Correia (do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação) - foi a vencedora da modalidade "Team-Design". Na primeira fase, que decorreu na FEUP, a prova lançada nesta modalidade foi a construção de um comboio que passasse pelas estações sem parar, mas sendo capaz de apanhar e deixar passageiros, tendo em conta o objetivo de evitar a perda de tempo e economizar energia. Em Aveiro, o desafio proposto foi a construção de um relógio que funcionasse unicamente à base de água, com o objetivo final de construir um sistema com um ponteiro capaz de contar no mínimo 2 minutos e que fosse completada pelo menos uma rotação de 360º neste intervalo de tempo. Como desafio extra tiveram que desenvolver um sistema de alarme que se auto-ativasse à passagem dos 2 minutos e também um sistema de controlo para quando o relógio iniciasse e terminasse a contagem de tempo. Confiantes para a competição na Polónia, os estudantes da equipa "The Crackers" afirmam não temerem os grupos concorrentes, embora tenham a Bélgica em consideração por ter sido o país vencedor no ano passado. Os "Jalapeños" (no topo da foto), equipa formada por Rui Soares, Hélder Araújo, João Freitas e Guilherme Guedes (estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica) venceram no Porto a prova de Case-Study lançada pela empresa Bosch, em que tiveram que encontrar uma solução para diminuir o ruído em bombas de calor. Na fase nacional disputada em Aveiro, tiveram pela frente um caso de estudo desenhado pela Galp Energia. O objetivo principal era encontrar soluções que combatessem a proliferação das bombas de abastecimento de combustível de marca branca, que nos últimos anos têm aumentado a sua cota de mercado e tirado volume de negócio à Galp Energia. "Nesta última fase, tal como nas anteriores, iremos abordar a competição da forma mais profissional possível, trabalhando arduamente com o intuito de obtermos a melhor classificação. A partir do momento que uma equipa chega a esta fase é sempre possível ganhar", preparam-se positivamente os "Jalapeños". Sobre o BEST O BEST - Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia, Ciência e Tecnologia de toda a Europa. É constituído por 91 grupos locais espalhados por 31 países europeus e tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um desenvolvimento pessoal, cultural e académico. O BEST Porto, sedeado na FEUP, é um dos 91 grupos locais e representa a FEUP e a FCUP. Criadas há 10 anos, as competições de engenharia promovidas pelo BEST Porto destinam-se a todos os estudantes das áreas de ciências e engenharia e pretendem ensiná-los a resolver problemas práticos de forma espontânea, rápida e eficaz, trabalhando em equipa e aplicando na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas salas de aula. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:11:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias