Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem prova no Festival Nacional de Robótica

Estudantes da FEUP vencem prova no Festival Nacional de Robótica

Equipa conquistou o 1º lugar na Robot@Factory

Vários estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) marcaram presença no 13º Festival Nacional de Robótica, onde uma equipa formada por alunos do 1º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP foi a grande vencedora da prova Robot@Factory. António Moreira, David Sousa, Francisco Ferreira, Nolasco Napoleão e Teresa Conceição são os estudantes da FEUP que, juntamente com o apoio de investigadores do INESC TEC, venceram a Robot@Factory. Esta prova consiste na simulação de um ambiente industrial onde existe um armazém de matérias-primas, oito máquinas que transformam a matéria-prima em produtos e um armazém de saída com produtos acabados. Participaram nesta prova equipas de diversas Universidades e Institutos Politécnicos de todo o país, como o IST-Lisboa, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Leiria. Nesta modalidade, a vitória vai para a equipa que conseguir fabricar mais produtos no menor tempo possível, utilizando um robô autónomo para transportar os materiais. Para isto, os estudantes têm que desenvolver a programação do robô quer para a navegação entre armazéns e máquinas, quer para o planeamento da produção. Para além desta modalidade, o festival (que decorreu de 24 a 28 de abril em Lisboa) contou ainda com as provas de Busca e Salvamento, Dança, Futebol Robótico, Condução Autónoma e FreeBots. Ainda no âmbito deste festival, teve lugar a 13th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, onde investigadores nacionais e internacionais da área da robótica tiveram a oportunidade de apresentar as mais recentes investigações e projetos desenvolvidos neste campo. Ao longo deste encontro científico, a FEUP também se destacou com um artigo, selecionado para ser publicado na revista internacional "Journal of Intelligent & Robotic Systems (JINT)" da Springer. O Festival Nacional de Robótica acontece deste 2001, com o objetivo de promover Ciência e Tecnologia junto de jovens dos ensinos básico, secundário e superior, através de competições de robôs. A FEUP tem marcado presença neste festival, sagrando-se vencedora diversas vezes em diferentes provas, como o Futebol Robótico Middle-size e Small-size. A prova Robot@Factory existe há três anos, sendo que nos últimos dois os vencedores foram da FEUP/INESC TEC. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 09:22:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias