Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP criam aplicação que ajuda condutores

Estudantes da FEUP criam aplicação que ajuda condutores

Projeto conquistou 1º prémio da competição de aplicações Android da EESTEC

Chama-se "Driving Coach" e permite monitorizar e classificar o estilo de condução do ponto de vista energético e identificar em tempo real comportamentos incorretos. A aplicação foi desenvolvida por dois estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e foi a vencedora do 1º lugar da Competição de aplicações Android da Electrical Engineering STudents' European Association (EESTEC). Ângela Igreja (estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Informática) e Rui Araújo (estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), juntamente com Ricardo de Castro (estudante do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e Rui Araújo (Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) criaram o "Driving Coach", com o objetivo de auxiliar e aconselhar, em tempo real, o condutor a seguir estratégias de condução mais eficientes. "Começamos por conectar o smartphone ao veículo através de um conversor Bluetooth- OBD-II, ´On-Board Diagnostics´, o que nos permitiu aceder a medições precisas sobre a velocidade do veículo, consumo energético, posição do pedal acelerador, entre outras variáveis de interesse. Estes dados são posteriormente utilizados para determinar características e estatísticas de condução, as quais servem de base para classificar a eficiência energética do veículo e inferir o nível de eficiência do condutor. Em particular, com a aplicação Driving Coach é possível detetar padrões de condução ineficientes e fornecer, em tempo-real, sugestões que possam levar a uma redução do consumo energético do veículo. Desta forma, o condutor é alertado, quase instantanteamente, dos erros que cometeu, o que potencia um rápido processo de aprendizagem das técnicas ´eco-friendly´ de condução", explicam os autores do projeto. A aplicação também permite visualizar um histórico do desempenho do condutor ao longo da viagem. Durante o concurso da EESTEC, a aplicação "Driving Coach" concorreu com mais de 200 projetos e venceu o 1º prémio (um tablet nexus 7 e a ativação de uma conta no Google Play Store para cada um) por ser uma aplicação "inovadora, útil, funcional e diferenciadora", como destacam os estudantes da FEUP. Acrescentam que a ideia surgiu e foi desenvolvida para o concurso nacional "Galp PT Innovation Challenge", no qual ficaram em 5º lugar. Colegas de faculdade que partilham o gosto em criar produtos inovadores e que possam facilitar o dia-a-dia das pessoas, Ângela e Rui pensam agora na viabilidade de introduzir o "Driving Coach" no mercado. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 02:39:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias