Você está em: Início > Notícias > FEUP lidera equipa vencedora em competição de data science

FEUP lidera equipa vencedora em competição de data science

Equipa multidisciplinar esteve em plano de destaque na edição 2013 do RepLab, competição que avalia a gestão da reputação online.

Uma equipa liderada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e constituída por elementos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), da Universidade de Lisboa e dos laboratórios Labs Sapo, INESC TEC e INESC ID obteve excelentes resultados numa competição internacional de Data Science, o RepLab 2013: num total de 11 equipas participantes, alcançou o primeiro lugar nas tarefas de Filtering e Opinion Mining de acordo com algumas medidas de avaliação, e o terceiro lugar de acordo com outras. A tarefa de Filtering teve por objetivo criar métodos automáticos de desambiguação de entidades (empresas, celebridades...) através da análise dos Tweets. Por exemplo, perceber se um tweet com a palavra "Alfândega" diz respeito ao edifício da Alfândega no Porto ou à localidade de Alfândega da Fé. Para resolver a tarefa, foram utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem automática de forma a classificar os Tweets como estando relacionados ou não relacionados com uma dada entidade. A equipa distinguida é extremamente multidisciplinar, uma vez que reúne estudantes de vários cursos de mestrado e doutoramento da U.Porto, demonstrando a forma como a universidade tem fortalecido as suas competências na área de Data Science, que ganham uma crescente importância não só no mundo empresarial mas em toda a sociedade, como demonstra a importância mediática que o caso Snowden está a ter em todo o mundo. Conheça os elementos da equipa premiada associados à U.Porto: - Pedro Saleiro (PRODEI - Programa Doutoral em Engenharia Informática/FEUP) - Luís Rei (Labs SAPO) - Arian Pasquali (Labs SAPO, MCC - Mestrado em Ciências de Computadores/FCUP) - Carlos Soares (FEUP, INESC TEC) - Jorge Teixeira (Labs SAPO, PRODEI /FEUP) - Fábio Pinto (INESC TEC, PRODEI/FEUP) - Mohammad Nozari (INESC TEC, MAP-T - Programa Doutoral em Telecomunicações) - Catarina Félix (INESC TEC, PDCC - Doutoramento em Ciência de Computadores/FCUP) - Pedro Strecht (PRODEI/FEUP) A participação na competição aconteceu ao abrigo de dois projetos financiados pela FCT, REACTION e POPSTAR . O RepLab é uma competição que avalia a gestão da reputação online, organizada no âmbito da conferência CLEF (Conference and Labs of the Evaluation Forum) 2013 , que tem como objetivo monitorizar a reputação de entidades na rede social Twitter. ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 08:16:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias