Você está em: Início > Notícias > Os Bambinos conquistam 1º lugar da Maratona de Inovação promovida pela Sonae

'Os Bambinos' conquistam 1º lugar da Maratona de Inovação promovida pela Sonae

Maratona de 29 horas de inovação deu origem a centenas de ideias e excelentes aplicações na área do e-commerce.

agile marahon vencedores Foram 29horas non-stop. 29horas que promoveram a inovação e essencialmente dedicadas a uma tarefa: programar uma aplicação mobile na área do e-commerce. Em jogo estavam alguns prémios como i-pads e cheques prenda oferecidos pela Sonae, mas estava também a possibilidade de colocar em prática a aplicação vencedora. Pensada com o intuito de estimular e apoiar projetos de inovação numa lógica de colaboração estreita entre o mundo académico e o setor empresarial, esta Maratona foi promovida pelo Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produto e Serviços (CiPS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em colaboração com a Sonae. O grande desafio colocado aos estudantes foi o de desenvolverem uma "app/website mobile" que permitisse a transposição do serviço da loja online do Continente para dispositivos móveis. Num total de 188 inscrições, organizadas por 22 equipas, foram "Os Bambinos" que arrecadaram a vitória. Mariana Ribeiro, do Mestrado de Multimédia; Ana Rodrigues, do Mestrado de Engenharia Industrial e Gestão e Henrique Teixeira de Sousa, Luís Pereira, Nuno Oliveira, Ricardo Teixeira, do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, apresentaram a maneira mais simples de fazer a lista de compras (com papel e caneta) para uma app. O seu funcionamento consiste basicamente no seguinte: o utilizador escreve na sua aplicação do telemóvel um item da sua lista de compras (ex: arroz), esta automaticamente vai buscar dados históricos da conta online e/ou cartão de cliente, e adiciona o tipo de arroz que normalmente o cliente costuma comprar. Uma ação que permite ao consumidor poupar muito tempo e energia no que respeita as suas compras semanais ou até mesmo mensais. Do conjunto de estudantes que participaram na maratona geraram-se centenas de ideias, ideias essas que requeriam três apresentações intermédias e uma final ao júri (constituído por elementos da Sonae e da FEUP). A Maratona contou com o envolvimento de estudantes de várias nacionalidades - Portugal, Brasil, Holanda, Indonésia e Espanha - e superou todas as expectativas de participação. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:30:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias