Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem Prémio SECIL Universidades 2012

Estudantes da FEUP vencem Prémio SECIL Universidades 2012

Dois projetos de estudantes finalistas da FEUP são distinguidos, em Lisboa, no dia 9 de dezembro, na categoria

Dois projetos de estudantes finalistas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) são distinguidos, em Lisboa, no dia 9 de dezembro, na categoria "Engenharia Civil" do Prémio Secil Universidades 2012. Galardão é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, com o alto patrocínio da Presidência da República. A análise dinâmica de pontes e viadutos ferroviários quando sujeitos à passagem de tráfego de alta velocidade e ainda o projeto de construção de uma nova ponte entre as cidades do Porto e Gaia são os temas de investigação premiados pela cimenteira SECIL, no âmbito da edição 2012 do Prémio SECIL Universidades. andreia meixedo Orientada por Raimundo Moreno Delgado e Rui Artur Calçada, Andreia Meixedo concluiu em 2012 o Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP e abordou a temática do comportamento dinâmico de pontes com tabuleiro pré-fabricado em vias de alta velocidade. A estudante finalista aplicou uma metodologia com interação entre a ponte e o comboio para a análise dinâmica do viaduto quando sujeito à passagem de tráfego de alta velocidade como o Alfa Pendular e o TGV Duplo. Uma vez que o estudo inclui as irregularidades reais da via, será possível progredir em termos de exatidão de resultados, aumentar o rigor das respostas dinâmicas encontradas e ainda avaliar com maior precisão o conforto dos passageiros. Trata-se de um estudo que a autora considera absolutamente essencial para a evolução da ferrovia. ponte José Cristiano Moreira concluiu nesse mesmo ano o Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP e foi o autor do segundo trabalho premiado. Intitulado "Projeto de uma Ponte Rodoviária entre as cidades do Porto e Gaia", o trabalho de investigação propõe a construção de uma nova ponte que ligue as cidades do Porto e Gaia. Análise e dimensionamento, processo construtivo e respetivas necessidades, estimativa orçamental e impacto visual foram os itens analisados e abordados ao longo do trabalho. José Cristiano Moreira viu o seu projeto orientado por Álvaro Azevedo e acredita que a solução elaborada representaria uma grande evolução nas dificuldades diárias de tráfego entres as duas cidades ribeirinhas. Aqui poderá consultar algumas imagens relativas a este projeto premiado. Sobre o Prémio SECIL Universidades O Prémio SECIL Universidades é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros e com a Ordem dos Arquitetos. Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, este galardão visa incentivar a qualidade do trabalho académico e promover o reconhecimento público de jovens provenientes das várias escolas portuguesas de Engenharia Civil e de Arquitetura. Nesta edição foram atribuídos três prémios na categoria "Engenharia Civil". Cada um dos vencedores do prémio receberá um diploma e cinco mil euros. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 02:13:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias