Você está em: Início > Notícias > Robin Food, uma heróica aplicação made in FEUP

Robin Food, uma heróica aplicação made in FEUP

Quatro estudantes do MIEIC são os autores da aplicação solidária

robin food Reaproveitar os excedentes alimentares que acabam no lixo e alimentar quem mais necessita. É este o lema da aplicação "Robin Food", que "tira" a quem tem a mais e dá a quem quase nada. A aplicação conquistou o 2º prémio no concurso de programação APPY DAY promovido pelo BPI, em dezembro. Henrique, Luís, Nuno e Ricardo são estudantes do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), todos com apenas 21 anos e todos com muita vontade e determinação para ganhar. Após terem vencido um concurso semelhante, o Agile Marathon, promovido pela Sonae, não viram porque não participar também no APPY DAY. O desafio promovido pelo BPI consistiu numa competição de programação a nível nacional, onde os participantes foram desafiados, em 24horas non stop, a desenvolverem aplicações móveis inovadoras, estimulando o empreendedorismo e contribuindo para a afirmação de Portugal na área da tecnologia. A ideia da aplicação "Robin Food" surgiu numa unidade curricular do 2º semestre do ano 12/13, mas na altura foi desenvolvido apenas o conceito, idealizado por este mesmo grupo. Depois de conhecerem as dinâmicas de cada um dos membros do grupo, foram desenvolvendo vários trabalhos académicos em conjunto e tornaram-se amigos, o que acabou por tornar o grupo mais coeso. Mantendo o nome utilizado na maratona promovida pela Sonae, "Os Bambinos" tomaram conhecimento da oportunidade de voltar a abordar o mesmo tema noutro projeto, o que aumentou ainda mais a vontade de participar no APPY DAY. A ideia foi sendo estruturada e pensada estrategicamente antes da competição, mas a maior parte do esforço de desenvolvimento foi feito durante a competição, em Lisboa. O "Robin Food" sumariza no próprio nome a sua missão: contribuir para o reaproveitamento dos excedentes alimentares que acabam no lixo e poder alimentar quem se depara com dificuldades de nutrição. A ideia é utilizar as novas tecnologias para auxiliar as instituições solidárias que já ajudam pessoas com carências alimentares. Através do Robin Food, os fornecedores alimentares (restaurantes, hotéis, refeitórios, etc.) conseguem introduzir ao momento a informação sobre excedentes alimentares. Do outro lado, as organizações têm acesso a um mapa que lhes indica a localização de todos os fornecedores prontos a doar alimentos, que serão posteriormente recolhidos pelos voluntários da organização. A participação na maratona foi mesmo 24 horas non-stop, sem dormir, com paragens apenas para os períodos de alimentação. O grupo não deixa de referir que sem os conhecimentos adquiridos na FEUP não seria possível o desenvolvimento da aplicação e a resolução dos problemas técnicos que vão surgindo. Sendo um grupo formado por quatro estudantes de informática, o grande obstáculo foi o design da aplicação. Uma iniciativa desafiante, enriquecedora e competitiva são as palavras escolhidas pel'Os Bambinos para caracterizar o APPY DAY, onde, por se classificarem em 2.º lugar, arrecadaram 6.000¤ em dinheiro como prémio geral e, a nível individual, cada um dos elementos foi premiado com um smartphone com sistema operativo Windows 8, entrada no programa Apps made in Portugal da Microsoft, Hotspot 4G e anuidades Kanguru 4G 100 para cada elemento da equipa. Se estavam à espera de ganhar? O facto de terem sido pré selecionados para participarem no dia já foi uma vitória. Depois disso, foram "lutando" para ser uma das 20 equipas escolhidas para apresentar a ideia, com um grande foco na divulgação de um projeto tão necessário nos tempos que correm. "Foi um evento fantástico, muito bem organizado e com constante animação. Mesmo em termos de enriquecimento curricular, a participação nestes eventos é mostra de inovação e empreendedorismo, pelo que recomendamos vivamente a que os nossos colegas participem neste tipo de iniciativas", sugere o grupo de estudantes da FEUP. Para o futuro, fica prometida a concretização da aplicação. "Na atual conjuntura económica existem cada vez mais pessoas com dificuldades alimentares. Ainda que com emprego e casa, existem famílias que, a cada mês, têm que escolher quais as contas que podem pagar. Ao mesmo tempo, o último estudo publicado indica que, em média, cada português desperdiça 47kg de alimentos por ano. Achamos que faz todo o sentido haver uma contribuição da tecnologia para acabar com estes flagelos", frisam os Bambinos. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:51:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias