Você está em: Início > Notícias > Docente da FEUP premiada com Medalha de Honra L‟Oréal Portugal

Docente da FEUP premiada com Medalha de Honra L‟Oréal Portugal

Inês Gonçalves é docente da FEUP e investigadora do INEB

ines gonçalves Aos 32 anos, Inês Gonçalves dedica-se a desenvolver biomateriais com potencial para serem usados na prevenção do cancro gástrico. A docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) da Universidade do Porto, foi uma das três cientistas distinguidas na 10ª edição das "Medalhas de Honra L‟Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência" entre as cerca de 100 candidaturas. Inês Gonçalves foi distinguida um projeto que assenta no desenvolvimento de um biomaterial com forma de micro esferas capaz de eliminar do estômago a bactéria Helicobacter pylori, cuja infeção - que atinge mais de metade da população mundial - está associada ao cancro gástrico. Através desta proposta de tratamento inovadora, cujo desenvolvimento envolve também o IPATIMUP, a investigadora, doutorada em Engenharia Biomédica pela FEUP, pretende estabelecer uma alternativa ao tratamento convencional por antibióticos, que se mostra ineficaz num em cada cinco casos de infecção por Helicobacter pylor. O seu objetivo passa por "construir" este tratamento inovador, que possa ser usado em alternativa aos antibióticos que, sendo a única forma de combater a infeção por Helicobacter pylori, se mostram ineficazes num em cada cinco casos. Quando tomadas por via oral, estas pequenas esferas ligam-se às bactérias presentes no estômago, removendo-as pelo trato gastrointestinal. Produzidas com um polímero natural e revestidas com açúcares semelhantes aos existentes na parede e mucos do estômago, as microesferas terão diferentes dimensões e porosidades para que possam alcançar e ligar-se às bactérias nas várias regiões do estômago. A docente e investigadora foi premiada com uma medalha de honra e com 20 mil euros de financiamento de apoio ao projeto de investigação. Doutorada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Inês Gonçalves dedicou a sua tese ao desenvolvimento de biomateriais para contacto com o sangue, trabalhando no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) no Porto, e em Seattle, onde esteve cerca de meio ano no laboratório do reconhecido Professor Buddy Ratner. No pós-doutoramento, manteve-se no INEB e no mundo dos biomateriais mas mudou a sua área de aplicação para a prevenção de cancro gástrico, num projecto que prossegue em colaboração com o IPATIMUP. Lançado em 2004, numa parceria da L‟Oréal Portugal, Comissão Nacional da UNESCO e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Medalha de Honra L`Oréal nasceu para distinguir e incentivar o trabalho de mulheres doutoradas, com menos de 35 anos, que efectuam a sua em pesquisa em Portugal nas áreas da saúde e do ambiente. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 02:26:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias