Você está em: Início > Notícias > FEUP é grande vencedora de Startup Pitch Day do UPTEC

FEUP é grande vencedora de Startup Pitch Day do UPTEC

Distinguida em três de quatro categorias

we truck xhoxkware xhoxkware Decorreu no passado dia 23 de março o Startup Pitch Day do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), um evento que distinguiu os melhores projetos empresariais ou ideias de negócio. De 20 novos projetos empresariais apresentados, o júri seleccionou como melhor pitch o projeto Wetruck, e atribuiu menções honrosas ao projetos Xhockware, AdaptTech e FAHR021.3. Tanto o projeto vencedor como as menções honrosas Xhockware e AdaptTech são projetos da autoria de alumni FEUP, o que coloca a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) numa posição cimeira de distinções na iniciativa. O título de melhor pitch foi entregue à WeTruck, projeto direcionado para empresas de transporte de mercadorias sob temperatura controlada com veículos pesados de carroçaria rígida refrigerada. Atualmente constituída por quatro alumni FEUP, a WeTruck desenvolve soluções portáveis capazes de produzir, recuperar e armazenar energia elétrica nos veículos pesados, utilizando-a posteriormente na alimentação direta dos sistemas complementares da viatura e no auxílio à tração do veículo quando necessário. Esta solução possibilita uma poupança de cerca de 87% de combustível, consumido somente pelas unidades auxiliares características destes veículos, e consequentemente uma redução nas emissões de CO2 e níveis de ruído, assim como uma diminuição em cerca de 30% no desgaste do travão e nos custos de manutenção. A sua integração na viatura é não invasiva e portanto, não requer qualquer modificação estrutural da mesma. A ambição da WeTruck passa por desenvolver tecnologia, produtos e serviços que contribuam para a sustentabilidade dos transportes pesados terrestres. Na vertente tecnológica, o júri elegeu a Xhockware, empresa que desenvolve e produz soluções inovadoras para o retalho. O produto desenvolvido é o SmartShopping, um sistema de checkout que irá mudar a forma de como os clientes realizam o processo de compra em loja, permitindo efetuar o pagamento de um carrinho de compras completo em menos de um minuto e assegurando ao retalhista proteção contra roubo. O sistema é compatível com todas as caixas, de todos os retalhistas mundiais, independentemente da marca ou tecnologia, e está disponível a qualquer cliente com um smartphone. João Paulo Rodrigues é o CEO da Xhockware e é também antigo estudante da FEUP, tendo concluído um mestrado em Redes e Serviços de Comunicação. Também os seus dois promotores, João Rodrigues e João Neiva são alumni FEUP. Já na área da biotecnologia, o projeto escolhido foi o AdaptTech. Liderada pelo estudante finalista da FEUP Frederico Carpinteiro, e com a colaboração de mais dois estudantes também da Faculdade de Engenharia, a AdaptTech - Adaptation Technologies é, como o próprio nome indica, uma empresa que pretende desenvolver tecnologias de adaptação, para que pessoas com limitações possam enfrentar os obstáculos do dia-a-dia da melhor forma possível. O primeiro produto da AdaptTech surge da identificação de um problema que afeta milhões de amputados do membro inferior a nível mundial: a falta de adaptação entre o coto do amputado e a sua prótese, levando a um grande desconforto, a sucessivas substituições da mesma e, em casos extremos, à rejeição. A AdaptTech está a desenvolver um sistema que permite fazer um estudo completo, objetivo e quantitativo da adaptação, para que depois possa desenvolver uma forma de a maximizar. A menção honrosa na área das indústrias criativas foi atribuída à FAHR 0213, estúdio criativo que combina arte e arquitetura. No Startup Pitch Day do UPTEC foram apresentadas ao público várias ideias de negócio, desde serviços de gestão terapêutica e prestação de cuidados continuados a soluções inteligentes para aumentar a segurança e a comodidade do quotidiano do utilizador. David Pontes, jornalista da Lusa assumiu o papel de keynote do evento e o momento de entrega dos prémios contou com a presença do Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente, da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo. O processo de seleção de projetos para a terceira edição do Programa de Aceleração de Startups do UPTEC terminou no passado dia 25 de março. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:21:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias