Você está em: Início > Notícias > Professor Raul Vidal distinguido com o prémio Personalidade do Ano em Engenharia de Software

29 de junho, às 14h30, no Auditório PT Inovação, em Aveiro

aqui Raul Vidal, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai receber o galardão no próximo dia 29 de junho, às 14h30, no auditório da PT Inovação, em Aveiro. A cerimónia acontece no âmbito da Conferência Internacional "Trends 2015: Quality in Software Development and Services", organizada pela INOVA-Ria. O palco escolhido para a atribuição desta distinção ao professor Raul Vidal reúne um conjunto de personalidades com ligações ao universo das novas tecnologias e da qualidade do software, uma área em que o Diretor do Departamento de Engenharia Informática e Computadores da FEUP sempre valorizou. A atribuição do galardão de Personalidade do Ano 2015 em Engenharia do Software ao professor da FEUP surge "pelo seu empenho e liderança nesta matéria de grande importância para o setor TICE e para a economia nacional como um todo". Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP em 1972, Raul Vidal prosseguiu os estudos em Inglaterra concluindo o Mestrado em 1974 e mais tarde o Doutoramento, ambos na UMIST em Manchester em 1978. Os seus interesses profissionais sempre estiveram ligados à área da qualidade de software, melhoria de processos de software, fatores humanos em engenharia de software e empreendedorismo e inovação. Membro do Grupo de I&D de Engenharia de Software da FEUP, que fundou e que liderou até 2008, Raul Vidal tem participado em vários projetos de I&D, nacionais e internacionais. Cofundador em 2009 da Strongstep, spin-off da Faculdade de Engenharia, na área da melhoria de processos e da qualidade de software. Entre 1986 e 1998, desenvolveu atividades de I&D no INESC.TEC, sendo o responsável pelos projetos SIRTE e Redes de Supervisão de Centrais Telefónicas, tendo inclusivamente fundado em 1990 o grupo de Engenharia de Software, que liderou e onde esteve envolvido em vários projetos de I&D. Coordenou, de Maio de 1992 a Dezembro de 1995, em representação da Reitoria da Universidade do Porto, a participação das instituições de I&D da Região Norte de Portugal, no âmbito de um projeto RECITE, envolvendo as regiões da Baviera, Norte de Portugal, Sevilha e Valência. De Maio de 1988 a Dezembro de 1992 foi delegado nacional efetivo no programa DELTA da comunidade europeia. Por convite expresso da CCE, integrou o "Requirements Board" do programa, tendo também integrado o grupo de peritos que efetuou a sua reavaliação e o painel de avaliadores que efetuou a avaliação final dos projetos aprovados na respetiva fase exploratória. Raul Vidal foi um dos principais dinamizadores e coordenadores do processo de criação do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP em 1986. Foi dinamizador e coordenador do processo de reformulação do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da FEUP em 1987, o mesmo aconteceu com o processo de criação da LEIC da FEUP em 1992/1993. Foi ainda coordenador da edição do MEEC realizada em 1990/1991 na Universidade da Madeira e um dos principais dinamizadores do processo de criação da Licenciatura de Engenharia de Sistemas e Computadores na Universidade da Madeira, em 1994, de que foi coordenador pedagógico até 1998. Atualmente é Diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e Professor Associado, integrado na área disciplinar e de I&D de Engenharia de Software. Membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Porto desde julho de 2013 e membro do Conselho Científico da FEUP, desde julho de 2014. Integra, desde fevereiro de 2015, como Assessor Senior, o Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE) do INESC TEC. É membro Sénior do IEEE, Membro do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie-Mellon, e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática). :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:44:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias