Você está em: Início > Notícias > Faculdade de Engenharia homenageada no Brasil

Faculdade de Engenharia homenageada no Brasil

Cerimónia foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), no Rio de Janeiro

rio de janeiro A Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) foi homenageada no passado dia 19 de maio, numa cerimónia organizada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), no Rio de Janeiro, e que assinalou os 37 anos de existência do instituto. Falamos de uma das mais prestigiadas organizações brasileiras no que diz respeito à Engenharia de Custos, que desde 2007 distingue os profissionais que mais se destacaram nesta área, contribuindo para o desenvolvimento do país e a construção de uma sociedade melhor. Entre as personalidades distinguidas na edição deste ano, destaque para os representantes de entidades de engenharia da Argentina, Bolívia, Colômbia e Honduras. Portugal esteve representado pelo Prof. Hipólito de Sousa, professor do departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, que esteve na cerimónia em representação da FEUP. Para o professor Hipólito de Sousa, esta homenagem faz sentido atendendo aos resultados e à notoriedade que a área de engenharia civil da FEUP tem vindo a alcançar. "Ao longo de muitas décadas a FEUP formou gerações de engenheiros e líderes da sociedade portuguesa. A Engenharia Civil sempre foi uma das áreas de afirmação da FEUP e uma das áreas científicas mais sedimentadas. Rankings internacionais idóneos colocam o curso em Engenharia Civil da FEUP entre os 100 melhores do mundo, com excelentes desempenhos, designadamente na investigação e na qualidade do seu ensino". A aproximação ao mercado brasileiro é considerada estratégica, uma vez que vai permitir aproximar os dois países num domínio técnico muito importante para a engenharia e a sociedade: a avaliação de custos. Na opinião de Hipólito de Sousa "a complementaridade dos conhecimentos de ambas as instituições e das nossas experiências, se adequadamente partilhados, pode ajudar os profissionais dos dois países de forma bastante eficaz. Do nosso lado, na FEUP, temos expectativas elevadas associadas a este convénio", admite o investigador. E reforça esta convicção ao considerar que um dos principais desafios que as sociedades modernas enfrentam é levar à maioria das populações do mundo "muitas das facilidades que já estão disponíveis para alguns. Esse esforço vai obrigar os decisores públicos a uma gestão muito eficiente dos recursos escassos e para isso a capacidade dos engenheiros avaliarem os custos das opções de forma técnica e profissional e assessorarem a tomada de decisões públicas é fundamental", adianta Hipólito de Sousa. Durante a cerimonia foram ainda homenageados como "Destaque do Ano", o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva - que também é presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae) e da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi) - juntamente com os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). A "Personalidade do Ano" foi o Presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP) e fundador da construtora Celi, Luciano Franco Barreto, que enviou a representante Elizabeth Romariz Chamarelli, gerente da Construtora Celi no Rio de Janeiro. O "Engenheiro de Custos do Ano" foi o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luiz Mendes. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:32:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias