Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem competição mundial de previsão

Estudantes da FEUP vencem competição mundial de previsão

Concurso foi promovido pela Universidade de Charlotte, nos EUA

Três equipas da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), compostas por estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (ramo Energia), conquistaram o 1º, 2º e 5º lugares num concurso de previsão de consumos de energia elétrica, promovido pela Universidade de Charlotte (EUA). O concurso "Fall 2015 In-class Short Term Load Forecasting Competition", realizado no âmbito do curso "Energy Analytics", destinava-se à participação de qualquer entidade mundial, universidades, empresas ou investigadores com interesse em técnicas matemáticas e em modelos computacionais de previsão. O desafio consistiu em prever, para cada hora do dia seguinte, os consumos da região da Virgínia (EUA), durante cinco dias. O desafio seria atingir erros próximos dos conseguidos pelas previsões da PJM, o operador da rede de transporte do leste dos EUA que opera um dos maiores e mais competitivos mercados grossistas de eletricidade do mundo. Duas das equipas da FEUP além de garantirem o 1.º e o 2.º lugares também conseguiram bater as melhores previsões da PJM, tendo sido os únicos participantes a arriscar fazê-lo. Recorde-se que a participação dos estudantes da FEUP foi uma iniciativa extra-curricular que decorreu no âmbito da Unidade Curricular de TPRE - Técnicas de Previsão. Claúdio Monteiro, professor na FEUP e responsável por esta participação dos estudantes no concurso, acredita que estes bons resultados demonstram a "qualidade do trabalho realizado nas nossas universidades". "O desempenho ultrapassou mesmo o melhor que a indústria do setor consegue neste momento, o que é impressionante tendo em conta que são ainda alunos a terminar a licenciatura", reforçou o professor Cláudio Monteiro, enfatizando ainda que a participação das universidades neste concurso costuma ser de elevada qualidade. Para o professor da Faculdade de Engenharia "estes resultados criam um sentimento de confiança muito valioso para os desafios destes futuros engenheiros", desafiando empresas portuguesas como a REN e EDP a lançar concursos semelhantes a este, garantindo que "ficariam seguramente surpreendidos com os resultados". competição :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:52:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias