Você está em: Início > Notícias > Prémio Personalidade Qualidade 2015 distingue professor da FEUP

Prémio Personalidade Qualidade 2015 distingue professor da FEUP

A cerimónia decorreu no dia 12 de novembro, no âmbito do Jantar Oficial do 40º Colóquio da Qualidade, no Porto

José António Sarsfield Cabral, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi distinguido com o prémio Personalidade Qualidade 2015, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), no passado dia 12 de novembro, no Porto. A cerimónia decorreu no âmbito do Jantar Oficial do 40º Colóquio da Qualidade, realizado na Casa da Cerveja Superbock - Unicer, em Leça do Balio e reuniu personalidades ligadas ao meio académico e empresarial. O Prémio visa distinguir uma personalidade que se tenha destacado pelo seu contributo para o cumprimento da missão da APQ, pautando o seu percurso profissional por um conjunto de caraterísticas distintivas, nomeadamente de liderança, profissionalismo, ética e competência, e que muito tenha contribuído para a promoção e evolução da Qualidade em Portugal. "É um prémio carreira", admite Sarsfield Cabral. "Distingue uma contribuição na área da Qualidade, neste caso do ponto de vista profissional e académico". A área da gestão da qualidade foi o que o trouxe para a FEUP em 1983/84. Com uma licenciatura em Engenharia Mecânica (1973), começou a sua atividade profissional como diretor de produção numa média empresa do setor da metalomecânica, até surgir o convite do Professor Rui Guimarães para vir dar aulas na Faculdade de Engenharia. Em 1984 o Departamento de Engenharia Mecânica lançava a opção de Gestão da Produção e é nesse âmbito que Sarsfield Cabral aceita o convite para conceber e lecionar a disciplina de Gestão da Qualidade. Foi fundamentalmente nesta área que desenvolveu toda a sua atividade académica, a par da estatística aplicada. Paralelamente à componente letiva, o professor Sarsfield Cabral desempenhou também funções de gestão dentro da estrutura da Universidade: é diretor do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP desde 2008 e foi Pró-Reitor da U.Porto para a Melhoria Contínua desde 2009 até 2014. É membro do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto e membro sénior da American Society for Quality. Foi cofundador da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI). Foi também Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade (de 1997 a 2000). :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 12:41:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias