Você está em: Início > Notícias > Adélio Mendes distinguido com Prémio Universidade de Coimbra 2016

Adélio Mendes distinguido com Prémio Universidade de Coimbra 2016

Entrega do Prémio vai decorrer no dia 1 de março, na sessão comemorativa dos 726 anos da Universidade

A M

“Um percurso notável”. É desta forma que o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva se dirige a Adélio Mendes, professor e investigador da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) no momento em que foi anunciado o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016. A nota oficial dá conta de “uma atividade letiva por todos reconhecida, uma atividade científica de centenas de artigos nos melhores locais de publicação internacional” e ainda “uma ligação ao tecido económico absolutamente invulgar”.

Autor de várias patentes, designadamente daquela que, “até ao momento, foi vendida por um preço mais elevado em Portugal”, Adélio Mendes tem somado incentivos à sua investigação: foi distinguido em 2012 com uma Advanced Research Grant no valor de 2 milhões de euros atribuída pelo European Research Council (ERC).

O professor da FEUP tem sido um dos principais impulsionadores de duas tecnologias fotovoltaicas que permitem a conversão direta da luz solar em energia elétrica de forma renovável e sustentável, que podem vir a revolucionar o mercado da eletricidade. Esta foi a principal razão que levou a Câmara Municipal do Porto (CMP) a distinguir Adélio Mendes com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, numa cerimónia realizada nos jardins do Palácio de Cristal, em julho de 2015.

Anos antes, em 2011, a empresa multinacional americana atribui-lhe o prémio “Air Products Faculty Ecellence 2011 Award”, ainda em 2011 recebeu os prémios Solvay & Hovione Innovation Challenge SHIC’11, Ramos Catarino Inovação e Prémio ACP – Diogo Vasconcelos Applied Research pelos desenvolvimentos na selagem assistida a laser de células solares.

Do ponto de vista científico, Adélio Mendes conta com mais de 250 artigos em revistas internacionais e 21 famílias de patentes. Ao longo dos últimos anos, dinamizou diversos projetos nacionais e internacionais que globalmente representaram um financiamento global superior a dez milhões de euros.

O prémio Universidade de Coimbra 2016, no valor de 25 mil euros, vai ser entregue no dia 1 de março, na sessão comemorativa dos 726 anos da Universidade.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Página gerada em: 2024-05-08 às 11:06:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias