Você está em: Início > Notícias > FEUP distinguida nos 80 anos da Ordem dos Engenheiros

FEUP distinguida nos 80 anos da Ordem dos Engenheiros

O Jantar de Gala decorreu no Convento do Beato no passado dia 26 de novembro

Foto

A Ordem dos Engenheiros (OE) completou, no passado dia 24 de novembro, 80 anos. Do programa das comemorações destaque para as cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro, em Lisboa, e para o Jantar de Gala no Convento do Beato, onde foram distinguidos os 12 casos mais emblemáticos da Engenharia (um por cada uma das 12 especialidades de Engenharia estruturadas na Ordem). A Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) foi distinguida na especialidade de Engenharia Civil, numa cerimónia que contou com a presença de João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente. A FEUP fez-se representar pelo Diretor João Falcão e Cunha e ainda por António Silva Cardoso, diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da U.Porto, esteve também presente no jantar comemorativo dos 80 anos da OE.

“É uma enorme honra o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil ter selecionado a FEUP, na sua especialidade, para receber este troféu. Considero que são distinguidos todos os colegas graduados em Engenharia Civil pela FEUP, e pelas várias instituições que antecederam a FEUP desde o século XVIII, e são também distinguidos os técnicos que ao longo dos anos apoiaram a sua preparação profissional e científica”, admitiu João Falcão e Cunha. “É também uma enorme responsabilidade visto que simultaneamente é necessário que a Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia continue a destacar-se globalmente, inovando e evoluindo para o bem da sociedade”, enalteceu o diretor da FEUP.

Durante as comemoração dos 80 anos o Bastonário, Carlos Mineiro Aires, sublinhou o percurso de internacionalização que a associação está a concretizar: "A Ordem dos Engenheiros será certamente a associação profissional portuguesa mais empenhada e que mais acordos internacionais tem conseguido celebrar, tendo em vista a mobilidade e o exercício profissional noutros países, sempre numa base da reciprocidade”, esclareceu. Na sua intervenção, o Bastonário destacou também o papel determinante que a Engenharia desempenha no país ao afirmar que a profissão de engenheiro "continua a granjear o respeito institucional e da sociedade, que é o nosso principal ativo”.

Recorde-se que a OE foi criada em 1936, pelo Decreto-Lei n.º 27288, de 24 de novembro, tendo sucedido à Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, fundada em 1869.

Vencedores dos Troféus OE | 80 anos
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (na especialidade de Engenharia Civil); Sistema Elétrico Nacional (Produção, Transporte e Distribuição de Eletricidade) (Engenharia Eletrotécnica); Grupo FREZITE (Engenharia Mecânica); Projeto Centenário das Minas da Panasqueira (Engenharia Geológica e de Minas); Reconversão do Complexo Industrial de Estarreja (Engenharia Química e Biológica); Empresa NELO (Engenharia Naval); Projeto Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (Engenharia Geográfica); Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (Engenharia Agronómica); Projeto A Investigação do Eucalipto (Engenharia Florestal); Grupo IberoMoldes e a sua associada Iber Oleff (Engenharia de Materiais); Primavera Software Solutions (Engenharia Informática); Projeto WONE (Water Optimization for Network Efficiency) da EPAL (Engenharia do Ambiente).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Página gerada em: 2024-05-08 às 05:00:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias