Você está em: Início > Notícias > Projeto de instalação de bebedouros no campus da FEUP vence prémio

Projeto de instalação de bebedouros no campus da FEUP vence prémio

Ana Fátima Carneiro, autora do projeto premiado, recebeu uma bicicleta patrocinada pela Órbita

O projeto “Sacia a sede, rega o verde”, que propõe a criação de vários bebedouros, distribuídos pelos espaços da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi o vencedor da segunda fase do concurso “Mais Ideias Sustentáveis”, promovido pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP.

Da autoria de Ana Fátima Carneiro, finalista do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, o projeto premiado visa permitir o acesso de toda a comunidade FEUP a água potável, propondo ao mesmo tempo que o desperdício do consumo seja utilizado para rega. De acordo com Ana Fátima Carneiro, esta medida iria permitir “poupar a quantidade de garrafas de plástico depositadas nos contentores que, em muitos casos, não são recicladas, regar a vegetação sem um custo acrescido e incentivar o consumo de água sem qualquer custo adicional”.

Na origem desta ideia sustentável reside a baixa disponibilidade de bebedouros nas universidades portuguesas em contraste, por exemplo, com as escolas secundárias, básicas e primárias. “Fazendo uma analogia com essas escolas e sendo um facto comprovado por muitos estudantes, a quantidade de garrafas de plástico nos baldes do lixo, como também o dinheiro gasto para esse consumo, é significativamente menor nesses estabelecimentos de ensino”, defende Ana Fátima Carneiro.

A entrega do prémio (uma bicicleta patrocinada pela Órbita) aconteceu no passado dia 13 de janeiro, durante a cerimónia do Dia da FEUP. Foi também eleita a ideia mais sustentável do ano de 2016 entre o conjunto de projetos submetidos em ambas as fases do concurso: “FEUP sem Beatas”, da autoria de Daniel Freitas.

Com o lançamento da primeira edição do concurso “Mais Ideias Sustentáveis”, a Faculdade de Engenharia consegue cumprir dois grandes objetivos: por um lado, sensibilizar a comunidade FEUP para as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável e, por outro, recolher ideias que possam ser implementadas e que contribuam para o bem-estar da comunidade e para a sustentabilidade da instituição. No total das duas fases o Comissariado para a Sustentabilidade teve oportunidade de avaliar 90 ideias, o que traduz uma preocupação da própria comunidade para estas questões.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Página gerada em: 2024-05-08 às 09:27:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias