Você está em: Início > Notícias > Prémio SECIL Universidades distingue alumni FEUP

Prémio SECIL Universidades distingue alumni FEUP

Cerimónia teve lugar no passado dia 21 de junho

No passado dia 21 de junho, dois antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram distinguidos com o Prémio SECIL Universidades Engenharia Civil 2013 e 2014.

Maria Mafalda Cardoso e Francisco Carvalho Pimenta, mestres em Engenharia Civil, são os dois estudantes da Faculdade de Engenharia que integram a lista dos três premiados de 2013 e 2014, respetivamente, para a área de Engenharia.

''Conceção e Projeto de uma Ponte Pedonal sobre a Via de Cintura Interna” é o nome do projeto de Maria Mafalda Cardoso, que consistiu no projeto de uma ponte, intitulada ‘MACBRIDGE’, que possibilitasse atravessar a Via de Cintura Interna, no Porto, ligando o Estádio Universitário ao Jardim Botânico. O trabalho da alumna contou com a orientação de Álvaro Azevedo, professor auxiliar do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia. Mais informações sobre o projeto aqui.

Já Francisco Pimenta conquistou o Prémio Secil Universidades 2014 com um trabalho focado na ponte sobre o rio Douro da A41, com o objetivo de perceber como a realização de ensaios dinâmicos recorrendo apenas à excitação ambiental pode contribuir para o ajuste de modelos numéricos. Intitulado “Caracterização Experimental do Comportamento Dinâmico de Pontes e Ajuste de Modelos Numéricos”, o projeto do alumnus FEUP foi realizado no âmbito da sua tese de mestrado e contou com a orientação do professor auxiliar do DEC Filipe Magalhães e com a coorientação de Álvaro Cunha, professor catedrático do DEC.

Os Prémios Secil Universidades são atribuídos em parceria com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitetos e têm como objetivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Engenharia Civil e Arquitetura portuguesas.

Neste dia foi também entregue o Prémio SECIL Engenharia Civil 2014, atribuído ao projeto da EDP “Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor”, coordenado por Domingos Silva Matos, engenheiro civil da EDP Produção e antigo aluno e docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Página gerada em: 2024-05-08 às 05:58:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias