Você está em: Início > Notícias > Prémio de Excelência Pedagógica distingue professor da FEUP

Prémio de Excelência Pedagógica distingue professor da FEUP

Manuel Joaquim Oliveira é docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

O projeto Consultório Digital de Matemática: sistema de suporte para a promoção da Aprendizagem em Engenharia”, da autoria de Manuel Joaquim Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o grande vencedor da 6.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto, anunciado esta sexta-feira, 16 de março, após a audição pública dos três projetos finalistas.

Criado em 2013 na FEUP,  o programa pretende oferecer aos estudantes de UC’s da área de matemática mais oportunidades de treino, esclarecimento de dúvidas e teste de conhecimentos, tendo como finalidade o aumento da aprendizagem. Trata-se assim de uma iniciativa que, num contexto do significativo e continuado insucesso académico, congregou aspetos de inovação pedagógica - que poderão ser replicados em diversas outras Unidades Curriculares - num sistema de apoio suplementar e contínuo ao estudante.

Manuel Joaquim Oliveira é formado em Matemáticas Aplicadas, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ainda na FCUP, iniciou a atividade docente como Monitor. Transitou para a FEUP, em 1993, já como Assistente e aí realizou o doutoramento em Ciências da Engenharia: ramo matemática, tornando-se professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais onde, atualmente, leciona unidades curriculares da área de matemática (como Álgebra, Análise Numérica, Análise Matemática e Estatística) nos primeiros anos de diversos mestrados.

Empenhado na componente pedagógica da carreira docente, inicia formalmente, em 2013, o projeto ‘Consultório Digital de Matemática’ que potencia significativamente o sucesso académico das unidades curriculares sobre as quais atua.

Tem disseminado o impacto e efeitos deste projeto em comunicações orais em conferências, a convite em reuniões e ainda em artigos científicos.

Foi distinguido cinco vezes consecutivas com o Diploma de Reconhecimento Pedagógico da FEUP, e em 2015, com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP.

Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto foi criado em 2012 com o propósito de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais. Ao contrário das edições anteriores, o vencedor deste ano vai receber um valor pecuniário de 1.500 euros, e os outros dois finalistas uma menção honrosa no valor de 500 euros cada.

entrega do prémio vai ocorrer no dia 22 de março, no âmbito nas comemorações do Dia da Universidade do Porto.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Página gerada em: 2024-05-08 às 08:49:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias