Você está em: Início > Notícias > Alumnus FEUP vence prémio Norte Empreendedor 2018

Alumnus FEUP vence prémio 'Norte Empreendedor 2018'

Hugo Baganha é antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Hugo Baganha

Hugo Baganha, alumnus de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos oito vencedores do prémio ‘Norte Empreendedor 2018’, iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) que pretende incentivar a criação de novas empresas em áreas de especialização inteligente para a Região Norte.

Intitulada “iCities – Towards a smart-city for everyone!”, a ideia de negócio do mestre em Engenharia do Ambiente da FEUP está alinhada com as mais recentes tendências tecnológicas de monitorização e acompanhamento das cidades inteligentes da União Europeia para a Inovação das Cidades e Comunidades Inteligentes (EIP-SCC) que reúne cidades, indústria e cidadãos para melhorar a vida urbana através de soluções integradas mais sustentáveis. O projeto propões a integração de conceitos de inovação aplicada, melhores soluções de gestão, uma abordagem mais participativa, maior eficiência, melhores soluções de transporte e deslocação e um uso inteligente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Foi ainda durante o último ano de curso (2016/17) que surgiu a ideia, no âmbito da dissertação de Mestrado de Hugo a propósito do tema “Modelo de Calibração para Sensores ‘Low-Cost’ na cidade do Porto”, e que contou com o apoio da sua orientadora - Cecília Rocha, docente do Departamento de Engenharia Civil da Secção de Planeamento do Território e Ambiente e também membro investigador do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Universidade do Porto pela FEUP.  Assim que terminou a graduação, em outubro de 2017, Hugo Baganha juntou-se a Pedro Ribeiro e a Catarina Carvalho e lançou a start-up Smart Advice, no seio da qual nasce então a proposta vencedora.

O galardão foi entregue no passado dia 17 de abril, juntamente com um valor pecuniário de 5.000¤. Promovida no âmbito do programa Novo Rumo a Norte da AEP,  a iniciativa recebeu mais de mil propostas de empreendedores e empresários de todas as oito sub-regiões NUT III nortenhas, no âmbito do projeto Novo Rumo a Norte.

Mais informações sobre o prémio Norte Empreendedor 2018 disponíveis neste link.

Além de Hugo Baganha, foram mais três os projetos U.Porto premiados. Conheça-os aqui.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail:
noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Página gerada em: 2024-05-09 às 02:01:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias