Você está em: Início > Notícias > Aluno da FEUP vence 1º prémio do "Prémio REN 2007"

Aluno da FEUP vence 1º prémio do "Prémio REN 2007"

Cerimónia de entrega dos prémios decorre no dia 13 de Maio, em Sacavém

banner ok Chama-se José Miguel Cardoso Ferreira e voltou a colocar a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no topo do pódio do "Prémio REN 2007". O conceituado galardão, entregue pela REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A., distinguiu o trabalho "Projecto e Simulação de um Controlador FACTS para Maximização da Controlabilidade e Capacidade de Transmissão do Sistema Eléctrico de Transmissão de Potência", o que valeu ao aluno um prémio monetário de 12 500 euros. A orientação do trabalho do estudante do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores esteve a cargo do Professor Doutor António Pina Martins. Trabalho vencedor explica alternativas à construção ou aumento de capacidade de linhas e corredores de transporte de energia eléctrica. Os controladores Flexible AC Transmission Systems (FACTS) surgem devido à evolução da electrónica de potência e dos sistemas de controlo digital, como uma tecnologia facilitadora que permite maximizar a controlabilidade e a capacidade de transmissão, sendo, assim, a supracitada alternativa. A FEUP conquista mais um prémio de relevância a nível nacional, demonstrando desta forma a excelência do seu ensino. O Prémio REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A., instituído em 1995, visa estreitar e intensificar os laços com as escolas de engenharia. O galardão é atribuído anualmente e distingue, em anos alternados, as melhores teses de mestrado ou os melhores trabalhos de licenciatura realizados em universidades portuguesas sobre temas no âmbito das redes dos Sistemas Eléctricos de Energia e Gás Natural. O evento de entrega dos prémios decorrerá no Auditório da REN, em Sacavém, no dia 13 de Maio, às 10h00.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:00:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias