Você está em: Início > Notícias > Equipa liderada pela FEUP cria protótipo inovador de Lipocalibrador

Equipa liderada pela FEUP cria protótipo inovador de Lipocalibrador

Inovação tecnológica recebe prémio nacional de melhor comunicação livre

À primeira vista, pode parecer igual aos lipocalibradores portáteis existentes, mas as potencialidades do protótipo divulgado no âmbito do trabalho "Instrumentação virtual para avaliação automática de gordura corporal com tecnologia wireless" são completamente inovadoras e prometem revolucionar os actuais processos de análise de composição corporal. Com patente já submetida pela U. Porto, este lipocalibrador foi desenvolvido no contexto do projecto de iniciação à investigação científica na pré-graduação "Virtual instrumentation for monitoring, digital recording and assessing body composition" liderado pela FEUP (Laboratório de Instrumentação para Medição) e apoiado pela Universidade do Porto e CGD. Criado por uma equipa de professores/investigadores e alunos de três faculdades da U. Porto - Ciências da Nutrição, Engenharia e Desporto - coordenada por Maria Teresa Restivo, Investigadora Principal da FEUP - em parceria com o CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e com apoio da firma Labesfal, trata-se de um instrumento portátil que permite a sensorização sem contacto e a comunicação de dados wireless, em tempo real, com uma aplicação de software com base de dados integrada. O resultado é uma medição rigorosa, rápida e não invasiva que permite a aferição imediata de resultados a custos muito reduzidos. Este desenvolvimento disponibiliza potencialidades muito para além das soluções oferecidas pelos produtos que existem actualmente no mercado, garantindo total flexibilidade, baixo custo e bons resultados comparativamente aos obtidos pelo sistema DEXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), considerado de referência nesta área. O sistema DEXA revela-se um processo bastante mais complexo, invasivo e de custos muito elevados. Particularmente interessante para médicos, enfermeiros, nutricionistas e desportistas, o potencial inovador deste Lipocalibrador foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) que atribuiu o prémio da melhor comunicação livre a este trabalho no decurso do X Congresso Anual da APNEP que decorreu no Porto de 14 a 15 de Abril de 2008.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:49:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias