Você está em: Início > Notícias > Microsoft premeia alunos da FEUP

Microsoft premeia alunos da FEUP

No âmbito do concurso "Great Minds, Great Efforts"

A Microsoft Portugal acaba de distinguir Filipa Moura, aluna do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o 1º lugar no pódio do concurso "Great Minds, Great Efforts" (GMGE). O prémio, destinado a alunos de tecnologias de informação que se destaquem pela dinâmica e pelo valor acrescentado à comunidade civil e académica em que se inserem, foi atribuído a Filipa Moura pelo papel preponderante que desempenhou na criação do Grupo Estudantil de Engenharia de Software (GEES) da FEUP. Trata-se de um núcleo estudantil presidido por esta estudante, que pretende ajudar a colmatar algumas falhas que possam existir no ensino da engenharia de software nos diferentes estabelecimentos de ensino em Portugal. Grupo local mas com objectivos nacionais, o GEES foi apresentado oficialmente no início de Junho de 2008 e propõe-se a fomentar a divulgação da temática da engenharia de software, promover o empreendedorismo entre os seus membros e ainda a cooperação e intercâmbio de experiências com grupos similares. Serão organizadas palestras e diversos workshops, de forma a estimular a interdisciplinaridade entre investigadores, empresários do sector das novas tecnologias e alunos. Será criada uma revista semestral, relacionada com os assuntos de engenharia de software, e ainda um blog e fórum de discussão sobre estas temáticas. A realização de projectos e a divulgação dos seus resultados científicos, é também um dos objectivos da criação do GEES. Também Tiago Pinto Fernandes, aluno do 3º ano do MIEIC, foi também distinguido com uma menção honrosa no "Great Minds, Great Efforts", pela criação do Núcleo Estudantil de Computação Gráfica (NeCG) da FEUP, em 2006, desempenhando hoje o cargo de presidente do núcleo. Criar um grupo de conhecimento e inter-ajuda na investigação, desenvolvimento e aquisição de experiência na área da computação gráfica, especialmente a dos jogos electrónicos, simulações e criação de ambientes virtuais eram os objectivos iniciais. Nos últimos projectos, o NeCG tem procurado conciliar esta vertente dos jogos electrónicos com actividades que possam ser úteis à sociedade, através do desenvolvimento de plataformas virtuais que possam facilitar e ajudar pessoas com dificuldades. Recorde-se que a Microsoft tem vindo a recrutar alunos de Engenharia Informática e de Computação da FEUP para estágios em diferentes delegações europeias. A multinacional tem marcado também presença em sucessivas edições do "Fórum Empresas", uma iniciativa da FEUP que visa, entre outros, aproximar o universo das empresas aos alunos finalistas, prestes a começar a sua actividade profissional no mercado de trabalho.
Página gerada em: 2024-05-08 às 20:52:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias