Você está em: Início > Notícias > Recém-licenciado FEUP vence Prémio Curtas TMN

Recém-licenciado FEUP vence Prémio Curtas TMN

Competição decorreu no âmbito do Fantasporto

"Era uma vez...o rapaz assustado!" - é a frase que dá o mote à curta metragem de Patrício Torres, recém-licenciado em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vencedor do Prémio "Curtas TMN" , no âmbito do Fantasporto. Com três minutos de duração, este projecto, que pode ser visto em orapazassustado.no.sapo.pt, irá agora levar Patrício Torres a novos desafios: o prémio consiste num curso de realização na prestigiada New York Film Academy, em Nova Iorque. Competindo com cerca de 300 candidatos, o jovem realizador viu assim recompensadas as longas horas que investiu na criação de cenários e filmagens do seu projecto. Com abordagens de leitura variadas, a curta-metragem de Patrício Torres é sobretudo um exercício inspirado na linguagem do cinema fantástico, onde o "monstro" desempenha um papel fundamental no desenrolar da história. Quem nunca sonhou com fantasmas debaixo da cama? - muitas vezes, o limite entre a realidade e a ficção confunde-se, ainda mais quando se trata de uma criança assustada... Engenheiro químico de profissão, Patrício Torres acredita que ter ganho esta competição de curtas-metragens é também uma forma de "desmistificar a ideia de que o universo da engenharia é uma limitação" no que toca aos processos criativos e artísticos. "A estrutura de pensamento obtida enquanto estudantes e profissionais de engenharia pode ser levada de forma criativa para o mundo das artes, até porque o mundo conhece artistas que são engenheiros de obra feita", sublinha este ex-aluno da FEUP.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:53:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias