Você está em: Início > Notícias > Ex-aluno da FEUP vence prémio "EFCE Excellence Award in Industrial Crystallization 2008"

Distinção premeia tese de Doutoramento desenvolvida no DEQ

Pedro Martins, ex-aluno da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), actualmente investigador no IBMC foi recentemente distinguido com o prémio "EFCE Excellence Award in Industrial Crystallization 2008" com a tese "Modelling Crystal Growth from Pure and Impure Solutions - A Case Study on Sucrose", atribuído pela European Federation of Chemical Engineering (EFCE). É a primeira edição deste prémio que visa distinguir a melhor Tese de Doutoramento na área da cristalização no período de três anos que precede a atribuição. O prémio, no valor de 1500 euros, comporta também um certificado e uma bolsa de viagem e acomodação para participação no 17th International Symposium on Industrial Crystallization - ISIC 17 - que irá realizar-se de 14 a 17 de Setembro 2008 em Maastricht, na Holanda. Neste congresso, o vencedor apresentará um resumo do seu trabalho numa Sessão Plenária. Segundo o Comité do Prémio, a tese foi distinguida pelo seu grau de inovação, profundidade e alcance bem como pela sua relevância industrial. O trabalho consiste na investigação do crescimento cristalino sob os pontos de vista teórico e experimental, dando particular ênfase à cristalização da sacarose em soluções puras e impuras. Os factores que afectam o crescimento cristalino foram discutidos de uma forma progressiva, começando em perspectivas resultantes da indústria do açúcar e terminando com estudos fundamentais dos mecanismos de crescimento à escala molecular. A tese foi desenvolvida no Departamento de Engenharia Química da FEUP, sob orientação de Fernando Alberto Rocha (professor da FEUP), e foi financiada por uma Bolsa de Doutoramento da FCT. Envolveu também um estágio no Audubon Sugar Institute, Louisiana State University, EUA, parcialmente subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Página gerada em: 2024-05-08 às 15:26:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias