Você está em: Início > Notícias > E-book criado na FEUP vence prémio internacional

E-book criado na FEUP vence prémio internacional

Obra lançada pela Editora UP é a primeira a permitir acesso online a laboratórios remotos

O e-book "Laboratórios de Instrumentação para Medição/ Laboratories of Instrumentation for Measurement", obra multimédia bilingue criada por uma equipa de docentes/investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de vencer a V Competição Internacional "eLearning in Praxis", integrada na VI International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA) 2008, que decorreu entre 11 e 13 de Setembro em Stará Lesná, na Eslováquia. Lançada em 2008 pela Editora da Universidade do Porto (Editora UP), esta obra foi premiada na categoria "Materiais de apoio à aprendizagem online", que galardoa um instrumento de suporte ao ensino tradicional.

Trata-se de um e-book inovador já que, pela primeira vez, permite aos utilizadores o acesso directo ao ambiente laboratorial efectivo através de ligação remota a laboratórios reais, possibilitando desta forma um contacto com as técnicas de medição muito próximo ao de um ambiente laboratorial real. Da autoria de Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes, docentes/investigadores da FEUP, este livro é recomendado para estudantes e profissionais de engenharia e outras áreas experimentais.

Numa altura em que a "Instrumentação para Medição" se assume cada vez mais como uma componente curricular indispensável devido às crescentes exigências de rigor colocadas pela área da experimentação, o e-book da FEUP procura colmatar uma falha na literatura técnico-científica nacional. Nesta obra a introdução a conceitos, metodologias e técnicas de medição - com exemplos, imagens, animações, vídeos, simulações e experimentação - é uma constante.

Segundo Teresa Restivo, coordenadora desta obra, os autores optaram por uma edição "totalmente electrónica, permitindo assim a disponibilização mais integrada e, simultaneamente, mais harmoniosa dos diversos tipos de recursos desenvolvidos no contexto do trabalho: os textos, as imagens, os esquemas, os vídeos, as animações, as simulações e as experiências remotas". Está ainda garantida a possibilidade de impressão dos conteúdos de texto bem como a inclusão de comentários do utilizador.

O prémio "eLearning in Praxis" foi instituído com o objectivo de avaliar o nível de implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação e motivar a criação, implementação e divulgação de novas modalidades de ensino baseada em soluções de eLearning. Com a atribuição deste prémio, o primeiro e-book editado pela Editora UP converte-se também na primeira obra da editora premiada no estrangeiro. Apesar de ter sido lançada recentemente, esta obra já mereceu bastante projecção nacional. Exemplo disso foi o convite da FNAC do Colombo em apresentar este e-book, pela mão de José Marquitos, ex-assistente FEUP e hoje Vice-Presidente da RTP. Também o programa de Ciência "2010" fez uma reportagem sobre esta inovação da FEUP. Pode visualizar aqui a peça de televisão.
Página gerada em: 2024-05-08 às 15:17:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias