Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP ganham prémio internacional com aditivo verde para gasóleo

Entrega do prémio decorreu em Inglaterra

É sabido que os motores a diesel são mais eficientes que os de gasolina. Mas, a partir de agora, o gasóleo pode passar também a ser menos poluente. Foi este o desafio abraçado há vários anos por dois Investigadores do Laboratório Associado de Processos de Separação e Reacção (LSRE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que acaba por lhes valer o prémio "ABB Global Consulting Award for Sustainable Technology", no âmbito dos "IChemE Awards for Innovation & Excellence 2008". Este galardão, que reconhece a excelência na investigação química, foi assim atribuído ao projecto de investigação "A Sustainable Process for Green Diesel Additives Synthesis: Acetals production by Simulated Moving Bed Reactor" que, na prática, se traduz num processo flexível de síntese de aditivos verdes para redução de emissões de partículas na combustão de gasóleo. Da autoria de Alírio Rodrigues, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da FEUP e Director do LSRE e de Viviana Silva, Investigadora Auxiliar desta unidade, este projecto inovador visa um processo sustentável de produção de aditivos verdes para gasóleo, encontrando-se patenteado desde 2005 pela Universidade do Porto. Até ao momento, a implementação desta tecnologia limpa e eficiente para sintetizar aditivos de gasóleo, aplicando soluções integradas de tecnologia de separação/reacção, está confinada ao Laboratório Associado LSRE-LCM da FEUP. No entanto, há já empresas interessadas na compra desta tecnologia, que já deu lugar a diversas publicações em revistas internacionais, várias patentes e duas teses de doutoramento. O Institution of Chemical Engineers (IChemE) é uma organização internacional fundada em 1922 que conta actualmente com 27 mil membros de mais de 113 países. Com o objectivo de encorajar, celebrar e reconhecer a inovação e excelência da investigação na área da engenharia química, esta organização lança anualmente o "IChemE Awards for Innovation & Excellence".
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:49:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias