Você está em: Início > Notícias > Comissariado Cultural promove workshop Performance e Novas Tecnologias

Comissariado Cultural promove workshop Performance e Novas Tecnologias

15 e 16 de Novembro, 10h às 18 h, na sala B116

O Nomad Workshop of the Technologies of the Body é uma iniciativa transdisciplinar de educação, produção, partilha e debate da REVERSO, na convergência das artes (performance, dança, vídeo, electroacústica, arquitectura, intervenção urbana, internet), novas tecnologias, pensamento crítico e acção política. Da performance à dança interactiva, da electroacústica ao vivo para a arquitectura virtual, do hacking aos instrumentos musicais e técnicas vocais, dos corpos amplificados pós-humanos à teoria queer, dos estudos pós-coloniais ao cyberfeminismo, do discurso gay-lésbico e movimentos intersexa, da internet às intervenções urbanas, da especulação urbana à ecologia. Este workshop propõe um olhar crítico nas formas em que a comunicação e a informação tecnológica intervêm nos nossos afectos e desejos, na nossa identidade, sexualidade e subjectividade, dentro de regimes de poder específicos, e explorará caminhos para subverter tais tecnologias no contexto da performance transdisciplinar e projectos tecnológico, em particular através do uso de câmaras de observação como interface, num corpo despido. O workshop explorará a prática artística transdisciplinar na convergência com a performance, instalação, intervenção urbana e outris media, com uma breve introdução ao software Max-MSP-jitter e à produção de sistemas interactivos com raros interfaces usados como extensão do corpo e do assunto. Lançaremos um breve olhar sobre o número de filiações da teoria crítica contemporânea e proporemos uma quantidade de ferramentas filosóficas com as quais se poderá re-pensar a tecnologia, o corpo, o sujeito e a interacção social. O trabalho de JaiVal-REVERSO será apresentado e trabalhos práticos serão desenvolvidos. Os participantes poderão experimentar a técnica "Microdanças" através da improvisação com câmaras de observação no corpo, e também poderão apresentar de forma sucinta os seus projectos para discussão. Direcção: JaiVal (Jaime del Val)/REVERSO (ESP) Duração: 12 horas Número de participantes: máx. 40 (aprox.) - falado em inglês Inscrições e Informações: ccultur@fe.up.pt Alunos FEUP: 5 euros/Docentes e não-docentes FEUP: 10 euros/Outros alunos: 10 euros/Outros Participantes: 20 euros. Nota: A inscrição só é válida após o pagamento do respectivo valor na Tesouraria da FEUP, cujo horário vai das 9h30 às 16h.
Página gerada em: 2024-04-26 às 14:05:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias