Você está em: Início > Notícias > Gulbenkian premeia estudante da FEUP

Gulbenkian premeia estudante da FEUP

Bolsa de Investigação foi atribuída a estudante do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica

A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu recentemente 25 Bolsas de Investigação a Programas de Doutoramento de Universidades Portuguesas. Francisco Marques de Oliveira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi um dos premiados. O seu projecto de Doutoramento insere-se no domínio da Visão Computacional e na tentativa de determinar a melhor correspondência que alinha elementos homólogos de estruturas representadas em imagens (2D/3D). O emparelhamento é uma das tarefas de análise de imagem mais proeminentes sendo crucial em muitas aplicações, como de reconhecimento, reconstrução tridimensional, análise de movimento e de deformação. Por exemplo, na área médica, uma das áreas da Visão Computacional com maior potencial e relevo, o emparelhamento é importante na análise do ventrículo esquerdo, de artérias, do pavimento pélvico e da marcha, pelo estabelecimento de correspondências entre características das estruturas em análise. O emparelhamento assume papel chave no alinhamento de estruturas representadas em imagens. Na área médica este alinhamento é fundamental na análise de dados de diferentes pacientes, ou de um mesmo paciente obtidos em diferentes instantes ou usando diferentes técnicas de imagiologia. Com o projecto proposto, que será orientado pelo professor João Manuel R. S. Tavares, da FEUP, e co-orientador pelo professor Durval C. Costa, da HPP-Medicina Molecular SA, pretende-se relacionar o emparelhamento e alinhamento de estruturas em imagens (2D/3D), nomeadamente em imagens médicas. Este trabalho de investigação surge na sequência da Dissertação realizada pelo aluno Francisco Oliveira no âmbito do Curso de Mestrado em Métodos Computacionais em Ciências e Engenharia da Universidade do Porto, orientada pelo professor João Manuel R. S. Tavares, e centrada especialmente na determinação da melhor correspondência entre conjuntos de pontos que definem os contornos exteriores de dois objectos a emparelhar. Recorde-se que a Fundação Calouste Gulbenkian atribui anualmente um número reduzido de Bolsas de Investigação, sendo fundamental não só o mérito pessoal do candidato como também a qualidade científica do programa de trabalhos proposto.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:48:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias