Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP vence Prémio BES com inovação mundial

Estudante da FEUP vence Prémio BES com inovação mundial

A ideia surgiu no âmbito do MIETE e já deu origem a uma empresa.

Postes de iluminação e electricidade mais leves, mais resistentes e recicláveis, sem perigo de electrocussão. Esta é a inovação mundial do projecto "Polight", cujo Plano de Negócios e Inovação acaba de valer a um estudante de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a vitória, na categoria "Processo Industrial", da IV edição do Concurso Nacional de Inovação BES. Criado por José Carlos Ferreira, no âmbito de uma disciplina do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da FEUP, este Plano de Negócios e Inovação do "Polight" vai ser premiado com 60 mil euros. A cerimónia de entrega dos galardões terá lugar hoje, pelas 11H00, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa. Engenheiro electrotécnico e Quadro Superior da EDP Distribuição, José Carlos Ferreira desenvolveu esta ideia no âmbito do MIETE, ao perceber que era possível construir postes com mais-valias muito superiores às dos actuais (feitos em betão e em metal), incluindo uma redução de custos muito significativa para as empresas distribuidoras de energia eléctrica e municípios em geral. Na base da inovação estava o material compósito Towpreg já existente e inicialmente desenvolvido num projecto de cooperação por investigadores da FEUP/ Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Universidade do Minho/PIEP. A inovação do "Polight" passa assim pelo desenvolvimento de postes de iluminação e distribuição de energia com este material compósito que permite um peso 10 vezes inferior ao do betão e uma resistência específica 10 vezes superior à do aço, sendo 100% reciclável, não necessitando de manutenção e eliminando o risco de morte por electrocussão. Hoje, o Polight é uma marca registada da Ownersmark Polight, empresa recentemente criada por José Carlos Ferreira e que se dedica à produção industrial de compósito e produtos finais com base em Towpreg, tais como Postes para a Iluminação pública, Média Tensão, Baixa Tensão e Torres para Energia Eólica. Conjuntamente com o INESC Porto, a empresa está ainda a desenvolver sensores de fogo iminente e corte de corrente. Mais do que postes, pretende-se produzir postes inteligentes. Com direitos partilhados pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e INEGI, a patente "Polight" prepara-se agora para ser aplicada em 2009, prevendo-se que inicialmente comece a produzir em Angola e em 2010 na Europa. Com um investimento inicial de três milhões de euros, a Ownersmark Polight conta investir mais 10 milhões de euros nos próximos três anos. Sobre o MIETE O Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da FEUP arrancou em 2004, em colaboração com o HiTEC Centre Team at the North Carolina State University, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e já deu origem a três empresas: Ideavity, Tomorrow Options Microelectronics e Ownersmark Polight.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:42:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias