Você está em: Início > Notícias > E-book criado pela FEUP vence no Prémio ZON

E-book criado pela FEUP vence no Prémio ZON

Obra multimédia venceu, ex aequo, o Prémio ZON Criatividade em Multimédia na categoria "Conteúdos Multimédia"

O e-book "Laboratórios de Instrumentação para Medição/ Laboratories of Instrumentation for Measurement", obra multimédia bilingue criada por uma equipa de docentes/investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) venceu hoje, ex aequo, o Prémio ZON Criatividade em Multimédia na categoria "Conteúdos Multimédia". O prémio são 25 mil euros e uma bolsa de estudo de seis meses na Universidade do Texas, no âmbito do programa UT Austin -Portugal (Colab). Para Teresa Restivo, a investigadora da FEUP que coordenou o projecto, este prémio vem "reconhecer o interesse técnico-científico da obra, bem como o carácter inovador deste e-book, o primeiro a permitir acesso online e remoto a laboratórios reais". Ao utilizar esta obra multimédia - que é editada pela Editora UP, da Universidade do Porto - o utilizador consegue estar em contacto com as técnicas de medição de uma forma muito próxima e real às que existem num ambiente laboratorial. Da autoria de Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes e António Mendes Lopes, docentes/investigadores da FEUP, este livro, totalmente electrónico, permite a disponibilização integrada e, simultaneamente, mais harmoniosa dos diversos tipos de recursos desenvolvidos no contexto do trabalho: os textos, as imagens, os esquemas, os vídeos, as animações, as simulações e as experiências remotas. Está ainda garantida a possibilidade de impressão dos conteúdos de texto, bem como a inclusão de comentários do utilizador. Recorde-se que apenas há quatro meses o mesmo e-book foi reconhecido a nível mundial ao vencer a competição internacional "eLearning in Praxis", que decorreu na VI International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA) 2008, na Eslováquia. Premiada na categoria "Materiais de apoio à aprendizagem online", esta obra foi reconhecida na altura como um inovador instrumento e de invulgar variedade de componentes multimédia de suporte ao ensino tradicional. Sobre o Prémio ZON Criatividade em Multimédia Lançado em meados de 2008, o Prémio ZON Criatividade em Multimédia é um concurso anual, fruto de um protocolo assinado pela ZON Multimédia, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o CoLab ("International Collaboratory for Emerging Technologies"). Com o objectivo de estimular a investigação na área das aplicações e conteúdos digitais este prémio, de 200 mil euros, divide-se pelas categorias de "Aplicações", "Conteúdos Multimédia" e "Curtas-metragens". O vencedor de cada categoria é premiado com 50 mil euros, financiados pela ZON Multimédia, bem como bolsas de investigação concedidas pela FCT. O melhor trabalho entre os vencedores das três categorias considerado o vencedor absoluto do "Prémio ZON Criatividade em Multimédia", recebe ainda o montante acrescido de 50 mil euros.
Página gerada em: 2024-05-08 às 08:43:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias