Você está em: Início > Notícias > FEUP ganha Prémio SECIL Universidades Engenharia Civil 2008

FEUP ganha Prémio SECIL Universidades Engenharia Civil 2008

Projecto de ponte pedonal distinguido pela Secil

Criar uma solução alternativa de aproximação das duas margens do rio Douro, favorecendo a ligação entre as populações que habitam e frequentam as ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia. Esta foi a ideia que esteve na origem do projecto final de curso de Edgar Alves Ribeiro, aluno recém-graduado do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que lhe valeu o Prémio SECIL Universidades 2008, na categoria de Engenharia Civil. A grande inovação do projecto prende-se com o facto de apresentar uma solução estrutural com grandes vantagens em relação ao sistema tradicional das pontes suspensas. A ideia do projecto passa pela construção de uma ponte pedonal que, além dos cabos superiores, apresenta também cabos inferiores, que traccionam toda a estrutura, garantindo maior estabilidade. Deste modo a rigidez da estrutura aumenta significativamente, melhorando o seu comportamento dinâmico e permitindo a adopção de espessuras reduzidas para o tabuleiro. Este trabalho de investigação - coordenado por Álvaro Azevedo, professor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP - possibilita uma ligação em percurso de passeio, permitindo um melhor aproveitamento do potencial lúdico das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia, assim como o desenvolvimento de novas dinâmicas motivadas pela sua interacção, reforçando as conexões territoriais e tirando partido da sua complementaridade funcional. Orçada em 5,3 milhões de euros, esta solução constitui uma séria proposta complementar ao tabuleiro inferior da ponte Luís I. Recorde-se que esta ponte é actualmente a única passagem pedonal à cota baixa entre as duas margens, sendo que regista grande intensidade de tráfego motorizado, associado a uma reduzida largura dos passeios. Por outro lado, a localização desta "nova" ponte permitiria ainda uma ligação pedonal directa entre as duas praças mais movimentadas das ribeiras do Porto e de Gaia. Consulte aqui a página do projecto. Histórico das vitórias da FEUP nos Prémios SECIL - Prémio SECIL Engenharia 2007: Prof. José Mota Freitas - "Projecto da Igreja da Santíssima Trindade", em Fátima. - Prémio SECIL Universidades 2007: Carlos Albuquerque, Diana Peres, Magda Macedo, Nuno Santos e Sílvio Gonçalves - "Projecto de uma Ponte Pedonal Móvel na Marina de Viana do Castelo". - Prémio SECIL Universidades 2006: António Pedro Braga, Hugo Ribeiro Pinto e Joana Pascoal Teixeira - "Reconstrução da Ponte Pênsil entre as Ribeiras do Porto e Gaia". - Prémio SECIL Universidades 2005: André Resende, Ivo Couto, Luís Cerqueira, Luís Silva - "Projecto Serpentine Gallery 2005", em Londres. - Prémio SECIL Universidades 2003: Miguel de Castro Pereira - "Projecto Pavilhão Atlântico", em Lisboa. Sobre o Prémio SECIL Universidades Criado em 2002, o Prémio SECIL Universidades é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros. Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, este galardão visa incentivar a qualidade do trabalho académico e promover o reconhecimento público de jovens provenientes das várias escolas portuguesas de Engenharia Civil. Cada um dos projectos vencedores (três a cinco projectos por cada categoria -"Arquitectura" e "Engenharia Civil") receberá, em data a definir em breve pela SECIL, um diploma e cinco mil euros.
Página gerada em: 2024-04-28 às 21:32:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias