Você está em: Início > Notícias > Docente da FEUP ganha "2009 Australian International Design Award"

Docente da FEUP ganha "2009 Australian International Design Award"

Design da garrafa portátil de gás propano tem ergonomia superior a dos modelos tradicionais

Diferente dos modelos tradicionais, esta proposta inovadora consiste numa garrafa portátil de gás propano COMET (Snap and Go), que utiliza uma jaqueta baixa (conhecida no mercado português por K6 da Repsol), associada a uma base dotada de IML de identificação. Esta solução permite desenvolver, em tempo record, um novo produto que recebeu a designação de "snap and go". O "2009 Australian International Design Award" foi recentemente atribuído a Carlos Aguiar, ligado ao Design Studio da FEUP e à area focal EDAM do programa MIT Portugal. Trata-se da primeira vez que um projecto de design português é distinguido com um prémio de Design no continente Australiano, demonstrando assim, de forma inequívoca, a globalidade dos mercados actuais e a competitividade da inovação nacional a nível internacional. A garrafa portátil de gás propano COMET, com design de Carlos Aguiar e produção da AMTROL-ALFA, pertence à família CoMet de garrafas de tecnologia compósita (metal e fibra de vidro), desenvolvidas pela Amtrol Alfa e o INEGI, sendo a Pluma da GALP o primeiro exemplo. O modelo premiado, comercializado pela ELGAS, companhia integrada no grupo mundial LINDE, só foi possível através do carácter altamente modular, sobre o qual o projecto foi desenvolvido, permitindo dar resposta rápida às necessidades do mercado Australiano em termos de capacidade e atravancamento. Carlos Aguiar obteve anteriormente e pela primeira vez para Portugal os mais relevantes prémios de Design de produto internacionais: Design Plus (Frankfurt) e Red Dot (Essen), IF-Gold (Hannover) todos na Alemanha; Good Design(Chicago) nos EUA e G-Mark em Tóquio, bem como nomeações para finalista do Prémio de Design da República Federal Alemã.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:55:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias