Você está em: Início > Notícias > Lipocalibrador vence Prémio Nutrição Clínica

Lipocalibrador vence Prémio Nutrição Clínica

Prémio distingue os melhores artigos publicados na revista APNEP

O projecto "Virtual instrumentation for monitoring, digital recording and assessing body composition" acaba de ser distinguido com o prémio "Fresenius KAbi Nutrição Clínica", recentemente atribuído durante o congresso anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), que decorreu na passada semana em Lisboa. Este prémio visa distinguir os melhores artigos publicados na revista da APNEP, referentes ao ano anterior. Da autoria de Maria Teresa Restivo, Teresa Amaral, Joaquim Mendes, Rita Guerra, Elisa Marques, Maria de Fátima Chouzal, Carlos Sousa, Manuel Quintas e Jorge Mota, o artigo científico publicado sobre o lipocalibrador de gordura foi assim distinguido com um prémio no valor de 3750 euros, o que permitirá investir em alguns processos de optimização do próprio sistema de medição. A instrumentação do lipocalibrador, o software para automatização do processo de medição e a comunicação wireless com o computador, foram concebidos por uma equipa de docentes/investigadores da Faculdade de Engenharia, liderada por Teresa Restivo. O projecto foi desenvolvido em parceria com as Faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Desporto da Universidade do Porto (U.Porto), nomeadamente ao nível dos testes e da validação dos resultados. O dispositivo - denominado Adipsmeter - permite a sensorização sem contacto e a comunicação de dados sem fios, em tempo real, através de uma aplicação de software com base de dados integrada. Assim, esta medição não invasiva é feita de forma rigorosa e rápida, permitindo a avaliação imediata dos resultados e a custos muito reduzidos. O inovador equipamento - criado a partir da estrutura mecânica de um lipocalibrador existente no mercado - tem potencialidades muito superiores às soluções actualmente disponíveis já que garante flexibilidade na automatização do processo de medição, resultados eficazes e registo em base de dados. Com autonomia de nove horas, pode ser recarregável por USB, AC ou bateria de automóvel. Além disso, este lipocalibrador apenas necessita de um técnico sem um nível elevado de especialização, ao contrário das exigências dos equipamentos tradicionais. O seu desempenho foi já comparado ao sistema DEXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry), tido como referência nesta matéria.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:07:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias