Você está em: Início > Notícias > Prémio Científico IBM atribui duas menções honrosas à FEUP

Prémio Científico IBM atribui duas menções honrosas à FEUP

Investigadores do FEUP desenvolvem projectos inovadores

O Prémio Científico IBM, lançado anualmente pela subsidiária portuguesa desta multinacional, acaba de atribuir duas menções honrosas à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A cerimónia de entrega deste galardão teve lugar no passado dia 22 de Julho no Instituto Superior Técnico em Lisboa e foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. fotografia premiados Uma das menções honrosas foi atribuída a Miguel Jorge, investigador do Laboratório Associado LSRE/LCM, pelo projecto "Simulação Molecular da Síntese de Sílicas Nanoporosas". Licenciado em Engenharia Química pela FEUP, e doutorado na mesma área pela Universidade de Edinburgh, Miguel Jorge criou, na prática, um modelo para reproduzir em computador o mecanismo de formação de um determinado tipo de nano-materiais porosos. O modelo computacional desenvolvido por este investigador cientista é assim um contributo essencial para melhorar (ou optimizar) o fabrico deste tipo de materiais em laboratório, sendo que a aplicação desta técnica em ambiente industrial ainda está distante. A outra menção honrosa distingue o trabalho de Marco Parente, investigador do IDMEC, com o projecto "Estudo biomecânico dos danos no pavimento pélvico durante um parto vaginal". Licenciado em Engenharia Mecânica, pela FEUP, e com Mestrado e Doutoramento nesta área e também nesta faculdade, Marco Parente concluiu o Doutoramento em Setembro de 2008, no âmbito do qual desenvolveu este projecto que mede o impacto do parto nos músculos do pavimento pélvico das mulheres. Recorrendo a simulações computorizadas que determinam até que ponto os músculos pélvicos de uma mulher grávida se alongam, mediante a posição do feto, esta ferramenta poderá no futuro ser usada para auxiliar um médico a decidir se é preferível fazer o parto de forma normal ou por cesariana. No decorrer da cerimónia, o presidente da IBM Portugal, José Joaquim de Oliveira, referiu que o prémio e as menções honrosas atribuídas são prova de como as pessoas, e a capacidade que têm de combinar empreendedorismo e inovação, podem tornar o mundo em que vivemos mais inteligente". Já Mariano Gago, a quem coube o encerramento da iniciativa, destacou "o Prémio Científico IBM com uma das janelas de observação mais importantes da cultura científica portuguesa". "Comunicações Não-coerentes em Sistemas MIMO: Desenho do Receptor e Construção de Códigos" é o título do trabalho vencedor desta 19ª edição do Prémio Científico IBM. O galardão, no valor de 15.000 euros, foi entregue ao autor da investigação, Marko Beko, (professor na Universidade Lusófona, em Lisboa, e investigador no Instituto UNINOVA pelo seu trabalho desenvolvido numa área que está no centro das tecnologias 4G.
Página gerada em: 2024-05-08 às 22:58:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias