Você está em: Início > Notícias > Igreja da Santíssima Trindade (Fátima) recebe "nobel" da engenharia

Igreja da Santíssima Trindade (Fátima) recebe "nobel" da engenharia

Prémio "Outstanding Structure" distingue as estruturas mundiais notáveis e inovadoras

A International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE) atribuiu a 9 de Setembro, em Banguecoque, o Prémio Outstanding Structure (OSTRA) à Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima. A cerimónia, que marcou o octogésimo aniversário da IABSE, distinguiu a equipa liderada pelo professor José Mota Freitas. Embora já afastado da componente lectiva, Mota Freitas esteve sempre ligado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), escola onde desenvolveu toda a sua actividade enquanto professor. Este projecto estrutural da igreja, construída para o Santuário de Fátima, tinha sido já distinguido em 2007, com a atribuição do Prémio Secil Engenharia Civil, o maior galardão na área da engenharia civil em Portugal e que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Com esta distinção internacional agora atribuída pela International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE), a engenharia civil portuguesa volta, assim, a ser distinguida no panorama internacional, depois de, em 2004, ter recebido este prémio com a estrutura do Aeroporto do Funchal, da autoria do Eng. Segadães Tavares. De realçar que a IABSE representa a maior colectividade internacional da especialidade, reunindo cerca de 4 mil engenheiros de estruturas de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas em todo o mundo. O Prémio Outstanding Structure é atribuído anualmente por esta prestigiada associação, destinado a distinguir as estruturas mais notáveis e inovadoras, representando o mais alto galardão a nível mundial para a Engenharia Civil, na especialidade de Estruturas. Estrutura da Igreja da Santíssima Trindade A amplitude da estrutura circular da igreja permite dar assento a nove mil pessoas, delimitadas por uma parede circular atravessada na zona central por duas grandes vigas que suportam a estrutura. As duas vigas em betão branco que atravessam o corpo do edifício principal - e que são um dos aspectos mais marcantes da estrutura do edifício - foram dos grandes desafios, já que elas suportam toda a cobertura, e foram concebidas para não fissurar, mesmo em caso de amplitude térmica, por estarem assentes em apoios móveis. Também as fundações do edifício trouxeram desafios à equipa de Mota Freitas, já que os terrenos não eram uniformes.
Página gerada em: 2024-05-08 às 19:04:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias