Você está em: Início > Notícias > IBM distingue Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

IBM distingue Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Prémio "Faculty Awards" será entregue à FEUP, reconhecendo o MESG e o Prof. João Falcão e Cunha

A IBM entrega no próximo dia 2 de Novembro, em Lisboa, o prémio "Faculty Awards" à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O prémio "Faculty Awards" - cuja edição de 2009 presta homenagem a John Backus, um Fellow da IBM - concretiza-se na atribuição de 10 mil dólares ao distinguir universidades envolvidas num projecto de investigação inovador. Na corrida pelo "Faculty Awards" participam instituições do mundo todo, sendo a FEUP a única faculdade portuguesa a receber este prémio. Na edição de 2009, o prémio atribuido à FEUP, através do Professor Doutor João Falcão e Cunha, reflecte o contributo da instituição académica para a Ciência dos Serviços, ou SSME. O SSME, enquanto proposta curricular da IBM, incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares base as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão. Recorde-se que a FEUP apresentou, em Junho de 2007, o Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG). O projecto, pioneiro em Portugal, tornou-se rapidamente uma referência e, dada a sua qualidade, o envolvimento internacional na sua divulgação e o "know-how" adquirido na Universidade, motivou o reconhecimento internacional da IBM. Na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá em Lisboa e será presidida por José Joaquim de Oliveira, Presidente da Companhia IBM Portuguesa, estarão presentes: Professor Doutor Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor Carlos Costa, Director da FEUP, Professor Doutor José António Sarsfield Cabral, Director do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP e Professor Doutor João Falcão e Cunha, Director do MESG. IBM Faculty Awards 2009 - John Backus (1924-2007) A edição do IBM Faculty Awards 2009 presta homenagem a John Backus, o fundador de FORTRAN, a primeira linguagem de programação de alto nível e com viabilidade comercial; além de ter criado a FP, uma linguagem de programação funcional. O trabalho de Backus permitiu aos programadores utilizarem linguagens de alto nível com bons desempenhos e percurssores da produtividade na indústria de software. Durante a sua carreira, John Backus recebeu - entre outros - o "W.W.McDowell Award", a "National Medal of Science" e o "ACM Turing Award". Para mais informação sobre o programa Faculty Awards, visite este site.
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:50:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias