O feito de Bárbara Sequeira, Francisca Maia, Henrique Piqueiro, Henrique Silva e Rita Ferreira – todos eles nomeados para os Prémios da Gala Federação de Ginástica de Portugal 2019 – assume uma dimensão ainda maior, sabendo-se que conjugam a prática desportiva ao mais alto nível com as exigências próprias dos cursos que frequentam na Universidade. Algo que, para Lourenço França, diretor técnico e treinador dos cinco atletas no Acro Clube da Maia, só é possível graças a “comprometimento e muito esforço”.

“Treinamos mais de quatro horas por dia, todos os dias. Se juntarmos isto às necessidades académicas, ficamos com a real percepção da dedicação que estes desportistas necessitam de dedicar. Especialmente porque não são desportistas comuns. São, neste caso, os melhores da Europa no seu desporto. E ser O melhor da Europa é algo único!”, destaca o responsável do maior clube da ginástica acrobática do Norte de Portugal.

Apesar de reconhecer que “a carreira dual de um ginasta é dura”, Lourenço França lembra, contudo, as mais-valias que esta pode trazer aos estudantes atletas… e não só. Afinal, “qual é a organização que não gostaria de ter médicos, engenheiros, ou psicólogos competentes e com esta experiência de vida, conhecedores do que é fazer sacrifícios em prol de uma causa, capazes de trabalhar afincada e prolongadamente com um objetivo?Estas vivências serão, sem dúvida, uma mais-valia no futuro de cada um deles”.

Conquistada a Europa, o próximo grande desafio no horizonte dos atletas estudantes da U.Porto passa agora pela participação nos Mundiais de Ginástica Acrobática, a decorrer em 2020, na Suíça.