Você está em: Início > Notícias > Professor da FEUP vence Prémio na Nova Zelândia

Professor da FEUP vence Prémio na Nova Zelândia

"Best Demo Award" foi conquistado numa das mais competitivas e prestigiadas conferências na área da engenharia de software

Rui Maranhão, professor do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia (FEUP), acaba de ser distinguido com o prémio "Best Demo Award" na 24th ACM/IEEE - International Conference on Automated Software Engeneering (ASE), que decorreu na Nova Zelândia, de 16 a 20 de Novembro. Considerada uma das mais competitivas e prestigiadas conferências na área da engenharia de software, Rui Maranhão participou no encontro através da apresentação de dois artigos que foram desenvolvidos no âmbito do seu doutoramento na Universidade Técnica de Delft, na Holanda. O trabalho de investigação incidiu na criação de uma ferramenta para detecção automática de "bugs" em software. O objectivo da ferramenta passa por auxiliar a actividade de programação, detectando "bugs" de forma mais célere, identificando uma lista de componentes que explicam as falhas observadas. Durante a conferência, a ferramenta foi testada em tempo real demonstrando a sua utilização em aplicações reais como o MPlayer (distribuído com o Ubunto). Este software tinha já sido testado em software embebido em televisões da marca Philips, o que permite demonstrar que a plataforma funciona mesmo quando aplicada a diferentes aplicações informáticas. De um total de 25 artigos submetidos, o trabalho desenvolvido pelo professor da FEUP foi um dos 12 seleccionados e acabou mesmo por ser um dos premiados. "Receber um prémio numa conferência de referência na área da engenharia de software motiva-me para continuar o trabalho desenvolvido até aqui. Espero que também ajude a motivar os estudantes da FEUP para esta área de investigação", concluiu Rui Maranhão. A ferramenta está disponível em www.fdir.org/sfl.
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:43:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias