Você está em: Início > Notícias > FEUP vence prémio de incentivo científico

FEUP vence prémio de incentivo científico

Docente recebe Prémio do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Marcelo Moura, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP acaba de ser distinguido com o Prémio do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt). O concurso consistia na promoção do depósito da produção científica nos repositórios de acesso livre. O vencedor seria o autor com maior número de artigos em revistas com arbitragem científica (peer-review), com data de publicação posterior a Janeiro de 2009 e depositados no repositório. Estreante neste tipo de concursos, Marcelo Moura foi o participante que mais de destacou, tendo por isso recebido o respectivo prémio que acaba por ser "o reconhecimento do trabalho de pesquisa científica desenvolvido por uma equipa de investigação no âmbito do comportamento à fractura de materiais", explica o professor. Contando com o apoio dos Serviços de Informação da Biblioteca da Faculdade de Engenharia na elaboração desta candidatura, Marcelo Moura considera esta iniciativa "louvável", até porque "o acesso livre à informação científica é muito importante para o desenvolvimento da ciência", ainda que o "principal obstáculo está nos direitos de autor que as revistas científicas impõem e para os quais é necessário estudar uma forma de consenso", remata. O prémio foi entregue no passado dia 27 de Novembro, durante a sessão de encerramento da 4ª conferência de Open Access da Universidade do Minho.
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:39:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias