Você está em: Início > Notícias > Professor da FEUP distinguido nos EUA

Professor da FEUP distinguido nos EUA

Projecto premiado aborda a qualidade dos centros de educação contínua

Alfredo Soeiro, professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de ser nomeado para um prémio internacional. A distinção prende-se com a participação na CIEC 2009 (Conference for Industry and Education Collaboration), uma conferência que decorreu na cidade de Orlando (EUA), em Fevereiro de 2009, subordinada ao tema "Engineering Magic: Partnerships for the 21st Century". Esta conferência - que se realiza há mais de 40 anos - é organizada por 4 secções da American Society for Engineering Education (ASEE): Cooperative and Experiential Education (CEED), College Industry Partnership Division (CIP), Continuing Professional Development Division (CPD), e Engineering Technology Division (ETD). Alfredo Soeiro foi distinguido pela sessão apresentada no âmbito do Continuing Professional Development Division (CPD). Baseado nos resultados do projecto DAETE - Development of Accreditation in Engineering Training and Education (http://daete.up.pt), que decorreu entre 2006 e 2008, incorporado no programa Atlantis para a cooperação entre a União Europeia e os Estados Unidos da América, Alfredo Soeiro coordenou, juntamente com a Universidade de Wisconsin, este trabalho de investigação. O resultado principal foi a adaptação do modelo da EFQM - European Foundation for Quality Management (www.efqm.org) à verificação da qualidade dos centros de educação contínua. Este trabalho foi já traduzido e impresso pela Tsinghua University (China), estando prevista a utilização desta ferramenta nas universidades e centros chineses. Para além do professor Alfredo Soeiro (Faculdade de Engenharia), foram também distinguidos John Klus (University of Wisconsin) e Dr. Edward Borbely (University of Michigan), enquanto organizadores deste seminário, numa conferência que reuniu cerca de 500 participantes, distribuídos por 74 sessões, em diferentes formatos. "Para mim esta distinção representa o reconhecimento por pares em áreas de investigação e de cooperação que não são reconhecidas no sistema universitário. Não acho que tenha feito nada de excepcional mas tenho a certeza que foi o resultado de trabalho dedicado e de colaboração com parceiros de qualidade. Este prémio representa um estímulo para as minhas perspectivas futuras e uma visibilidade e promoção da escola aonde trabalho há trinta e três anos", conclui Alfredo Soeiro. Criada em 1893, com sede em Washington, a ASEE conta já com 12 mil membros, espalhados pelos 5 continentes. Esta associação tem como principais objectivos promover a excelência no ensino, exercer liderança a nível mundial, promover a educação tecnológica da sociedade e ainda fornecer produtos e serviços de qualidade aos membros.
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:37:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias