Você está em: Início > Notícias > Engenharia cria soluções inovadoras para o SAPO

Engenharia cria soluções inovadoras para o SAPO

Protocolo de parceria foi já assinado com a U. Porto

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de dar a conhecer, no âmbito do SAPO Codebits 2008, duas ferramentas que desenvolveu e que se integrarão na iniciativa labs.sapo. Trata-se de duas inovações criadas por docentes e alunos do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e que permitem a detecção de tendências em blogues e a extracção automática de citações da comunicação social. Com elevadas competências nesta área, a equipa da FEUP, que inclui Eugénio Oliveira, Gabriel David, Cristina Ribeiro, Ademar Aguiar, Sérgio Nunes, Luís Sarmento e alunos de pré e pós-graduação, começou estes trabalhos em 2007 e estabeleceu contactos com a Direcção de Tecnologia do SAPO, que forneceu os dados em que se baseia a ferramenta de detecção de tendências em blogues. Um ano depois, o resultado está à vista e espera-se agora cimentar esta parceria. Nesse sentido, foi assinado durante a Codebits um protocolo entre o SAPO e a Universidade do Porto, representada no acto pela vice-Reitora Professora Maria de Lurdes Fernandes. Espera-se agora que equipas de outras faculdades da U. Porto venham a associar-se a esta parceria, em áreas como design, usabilidade, produção de conteúdos, tratamento de língua, aplicações georreferenciadas e redes sociais.
Página gerada em: 2024-03-29 às 14:01:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias