Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/104460/2008

Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/104460/2008

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 60025
 
Referência: PTDC/CPE-CED/104460/2008
Nome Curto: Trabalhar em Rede na Educação
Título: Trabalhar em Rede na Educação? Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares.
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 6
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2010-03-25
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2010-03-22
Data de Conclusão Prevista: 2013-09-21
Data de Conclusão Efetiva: 2013-09-21
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 161.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: A problemática do projecto centra-se na análise do envolvimento das autarquias locais na promoção do sucesso escolar no ensino básico. Mais precisamente, centra-se na análise da acção e do papel das autarquias locais no combate ao abandono escolar, considerado como um indicador de insucesso escolar global. Trata-se de uma questão central no actual quadro das novas competências e papeis destas instituições políticas, em particular em perspectivas de trabalho em rede, procurando que várias instituições, que não apenas o estado central, possam dar contribuições significativas para ultrapassar problemas identificados como o do abandono escolar. À luz de perspectivas de justiça social, de cidadania e de direitos sociais, o abandono e insucesso escolares, que atingem em particular grupos sociais específicos (relacionados com classe social, género, origem étnica) ganham uma dimensão que não pode ser aceite passivamente. As políticas e práticas sociais necessitam encontrar formas de os combater. Identificar, perceber e caracterizar os discursos, produzidos nas/pelas autarquias acerca desta questão, realizar um levantamento das suas estratégias e actividades desenvolvidas nesta área e perceber o impacto das mesmas junto de associações de pais, direcções de escolas/agrupamentos e de docentes directamente envolvidos nas actividades são finalidades centrais do projecto. Trata-se assim de três dimensões de análise: os discursos, as estratégias e acções realizadas e a análise dos seus impactos. O projecto estrutura-se através de três grandes fases. A primeira será uma etapa exploratória e extensiva, que identificará e selecionará os concelhos com maiores taxas de abandono escolar e, simultaneamente, fará uma caracterização social, económica e cultural dos mesmos, contextualizando estes processos. É, portanto, uma fase de levantamento, de diagnóstico. A concretização desta etapa será feita através da recolha de dados provenientes do Ministério da Educação e suas instituições re Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação

Palavras Chave

  • Autarquias
  • Decisores/as locais
  • Política educacional local
  • Sucesso e abandono escolares
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Outras Revistas
Sofia Branco Sousa (Autor) (Outra); Alexandra Doroftei (Autor) (FPCEUP); Helena C. Araújo (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Marisa Silva (Autor) (Outra); Alexandra Doroftei (Autor) (FPCEUP); Eunice Macedo (Autor) (FPCEUP); Isabel Costa (Autor) (Outra); Florbela Sousa (Autor) (Outra); Helena Araújo (Autor) (FPCEUP)
2014
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Helena Costa Araújo 226079737 haraujo@fpce.up.pt
Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento Portugal Instituto de ID Parceiro
Centro de Investigação e Intervenção Educativas CIIE Portugal Instituto de ID Não Definido Helena Costa Araújo 226079737 haraujo@fpce.up.pt
Centro de Investigação em Educação Portugal Instituto de ID Parceiro
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa FCUL Portugal Universidade Parceiro Florbela Sousa 217943633 flsousa@ie.ul.pt
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD Portugal Universidade Parceiro Armando Loureiro 259330100 aloureiro@utad.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 87.100,68 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Alexandra Ermelinda Alves de Oliveira Doroftei AEAOD Bolseiro 100 0 2010-05-01 2012-12-31
FPCEUP Ana Sofia Branco Ferreira de Sousa ASBFS Investigador 10 0 2010-03-22 2013-09-21
FPCEUP Carla Sofia Marques da Silva SMS Investigador 20 0 2010-03-22 2013-09-21
FPCEUP Eunice Margarida Baptista de Macedo Alves Bolseiro 20 0 2010-03-22 2013-09-21
FPCEUP Helena Costa Gomes de Araújo HCGA Investigador Responsável na UO 30 0 2010-03-22 2013-09-21
FPCEUP Maria Laura Pereira da Fonseca Vieira Fernandes LF Investigador 20 0 2010-03-22 2013-09-21
FPCEUP Marisa de Fátima Correia Ferreira da Silva MFCFS Bolseiro 100 0 2011-10-24 2012-12-23

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 03:17:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias