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Projeto/Contrato PS:RFS-CR-03019

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63282
 
Referência: RFS-CR-03019
Nome Curto: SYNPEX
Título: Advanced Load Models for Synchronous Pedestrian Excitation and Optimised Design Guidelines for Steel Footbridges
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 4
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Fundo de Investigação sobre o Carvão e o Aço
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2003-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2006-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2006-08-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 731.255,00 EUR
Detalhes
Resumo: The aim of the project was the development of advanced load models for synchronous pedestrian excitation and to conclude the results in optimised design guidelines for steel footbridges.
Based on extensive measurements on a test rig a practical and simple spectral load model was derived that can be used for the determination of vibrations for sinusoidal mode shapes .Also a design load model for FEM calculations was developed that allows for different pedestrian densities and all types of mode shapes.
Measurements of vibration behaviour due to different pedestrian loadings on 9 different lively footbridges were used to check and verify the developed load models. Besides comfort questioning were conducted and synchronisation effects during events were investigated.
The most important outputs are several load models of different complexity and the design methodology. Due to the difference in complexity and depending on the design stage, the designer can choose the most adequate load model for his purposes.
As it is very difficult to specify unique comfort criteria thus it is recommended to define comfort criteria for each footbridge individually by considering expected traffic amount and location of the bridge. Therefore, a great flexibility in the design is allowed and relevant influence factors on loading and perception and judgement of vibration should be considered.
Clients and designers of footbridges have now a powerful tool (design guideline with various load models) to demand and predict the vibration behaviour of footbridges due to pedestrian traffic more accurately.
URL: http://www.stb.rwth-aachen.de/projekte/2003/SYNPEX/SYNPEX.html
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia da vibração

Palavras Chave

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Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen RWTH Alemanha Universidade Coordenador
Centre Technique Industriel de la Construction Metallique CTICM França Empresa Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Álvaro Cunha acunha@fe.up.pt
SBP GmbH - Schlaich Bergermann & Partner SBP Alemanha Empresa Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 184.957,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 110.974,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 73.983,00 EUR
Taxa de Financiamento: 60 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Álvaro Alberto de Matos Ferreira da Cunha AMC Investigador Responsável na UO 0 30
FEUP Carlos Manuel Ramos Moutinho CRM Investigador 0 10
FEUP Elsa de Sá Caetano ESC Investigador 0 50
FEUP Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães FMLM Investigador 0 10

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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