Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:POSC/EEA-ESE/55680/2004

Projeto/Contrato PS:POSC/EEA-ESE/55680/2004

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63427
 
Referência: POSC/EEA-ESE/55680/2004
Nome Curto: Sempre-em-pé
Título: "Sempre-em-pé" - Concepção de Sistemas Auto-tolerantes a Faltas baseados em Dispositivos Lógicos Programáveis do tipo FPGA (Field Programmable Gate Arrays) com Auto-Reconfiguração.
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2005-05-01
Data de Conclusão Prevista: 2007-10-31
Data de Conclusão Efetiva: 2007-10-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 56.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: O aumento dos custos de desenvolvimento de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs) tornou o seu uso apenas justificável para grandes volumes de produção e requisitos de densidade de integração e velocidade de processamento no limite da tecnologia disponível. Tal facto, associado a uma maior densidade lógica e disponibilidade de recursos, levou a que o uso de dispositivos lógicos configuráveis do tipo FPGAs (Field Programmable Gate Arrays), baseados em tecnologia de memória volátil de leitura/escrita (SRAM, Static Random Access Memory), experimentasse uma expansão considerável nos últimos anos, integrando actualmente desde a electrónica de consumo até às mais sofisticadas aplicações espaciais. A custos de desenvolvimento mais reduzidos e a um menor tempo de colocação no mercado, as FPGAs aliam uma maior flexibilidade, ao permitirem a alteração total ou parcial da sua funcionalidade, adaptando-se a novos requisitos aplicacionais de forma dinâmica.
Os novos patamares tecnológicos envolvidos e as novas áreas de aplicação destes dispositivos geraram a necessidade de se recriarem as abordagens já existentes no domínio do teste, que terão de ser capazes de garantir uma cobertura de faltas compatível com os padrões de qualidade exigidos. Salientem-se, entre outros, o aumento da vulnerabilidade dos dispositivos aos efeitos da radiação atmosférica e o aumento do número de defeitos derivados de imperfeições de fabrico. Estas últimas, indetectáveis durante os testes iniciais, emergem ao fim de algum tempo de uso, conduzindo a alterações transitórias ou permanentes da funcionalidade.
Por outro lado, a generalização do uso de FPGAs, mesmo em sistemas críticos, levou a um aumento das exigências de fiabilidade e disponibilidade, implicando a concepção de sistemas tolerantes a faltas capazes de assegurarem um funcionamento ininterrupto. Este objectivo implica a detecção concorrente de faltas, permanentes ou transitórias, a sua dissimulação, evitando que afectem o c Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Resultados: There are four main objectives at the core of this proposal: - Characterisation of the fault inducement mechanisms of SRAM-based FPGAs, either due to permanent or transient factors; - Evaluation of traditional fault tolerance methods and extension of their underlying algorithms to adapt them to the specific architecture and conditions of operation of FPGAs, and at the same time as to benefit from their dynamic and self-reconfiguration features; - Implementation of a detection-diagnosis-and-repair methodology to detect and diagnose emerging faults, and repair them via self-reconfiguration, flagging the defective resources; - Development of a built-in application to manage the detection-diagnosis-and-repair operations, including self-reconfiguration of the FPGA, in order to create a self-fault-tolerant system.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2):

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto ISEP Portugal Politécnico Coordenador Manuel Gradim O. Gericota
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro José M. Martins Ferreira 225081889 jmf@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 13.392,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP José Manuel Martins Ferreira JMF Investigador Responsável na UO

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 07:16:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias