Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:256/4.2/C/REG

Projeto/Contrato PS:256/4.2/C/REG

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63429
 
Referência: 256/4.2/C/REG
Nome Curto: CALE
Título: Curso de Acesso ao computador pessoal usando Leitor de Ecrã
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: POS-Conhecimento - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Instituição Financiadora: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2005-12-02
Data de Conclusão Prevista: 2006-10-02
Data de Conclusão Efetiva: 2006-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 49.328,00 EUR
Detalhes
Resumo: O produto em desenvolvimento é o Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã - CALE, que será apresentado sob a forma dum CD multimédia interactivo, que irá constituir uma ferramenta inovadora para uma aprendizagem autónoma e/ou apoiada. O projecto destina-se a desenvolver um produto em que apenas uma parte são conteúdos didáctico-pedagógicos para funcionamento interactivo. Serão produzidos e distribuidos gratuitamente de forma controlada 500 exemplares.
O CD, com arranque automático, terá uma pequena introdução falada (em voz gravada), na qual o utilizador deverá optar pela locução (opção existente nos dois primeiros módulos) ou pela utilização do leitor de ecrã.
Escolheu-se o JAWS para este projecto, dado que é o mais divulgado. A saida pode ser através da linha Braille ou através da voz sintetizada (Eloquence). O produto deste projecto poderá vir a ser aplicado a outros leitores de ecrã de forma análoga.
De forma a adaptar-se às diferentes necessidades de aprendizagem, o CALE permitirá ao utilizador escolher - em cada módulo - entre os níveis de iniciado, intermédio ou avançado.
O curso é constituído por módulos relativos a: Configuração do WINDOWS e do JAWS; Navegação no WINDOWS; ampliação opcional; JAWS com Internet Explorer e Outlook Express; JAWS com Microsoft WORD; JAWS com Microsoft EXCEL; JAWS com outros programas e utilitários do Microsoft Windows: MSN, utilitários (WINZIP, Firewall, Media Player), outros e Configurações avançadas do JAWS. As lições terão diversos exercícios e avaliação da aprendizagem.
Existirá um registo das operações realizadas pelo formando para informação do formador.
URL: www.fe.up.pt/~cale/
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia electrotécnica, electrónica e informática

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Coordenador Diamantino Freitas 225081837 dfreitas@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 49.328,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 49.328,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Diamantino Rui da Silva Freitas DSF Investigador Responsável na UO 0 0

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-05 às 22:05:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias