Resumo: |
A gestão de um operador de transportes públicos urbanos, bem como as decisões tomadas e políticas seguidas têm vital influência na performance da empresa em termos globais. Até hoje não existe um método que permita avaliar qual o efeito de cada acto de gestão na performance da empresa, e quais os que afectam a eficiência, nas suas vertentes técnica, estrutural, de escala e de preços, a eficácia e a produtividade.
A avaliação da performance de vários operadores de transporte público urbano depende da consideração de diversos inputs e outputs da actividade, sendo adequada a aplicação de técnicas de DEA (Data Development Analisys) para esse tipo de avaliação. Considerando cada operador isoladamente, devem ser utilizadas séries temporais para análise da evolução da performance do operador, em que cada ano constitui uma DMU (Decision Making Unit), as variações na curva de performance obtida deverão poder ser justificadas por decisões tomadas, ou não, em termos de gestão de empresa, ou alterações da política seguida. Pretende-se deste modo salientar os impactos de diferentes decisões de gestão na evolução da performance em operadores de transporte público, relacionando a avaliação da performance pelo DEA com a gestão e políticas seguidas. Decisões de gestão tão diferentes, como por exemplo alteração da rede ou novo tarifário, poderão reflectir-se de forma diferente na performance global da empresa, poderão ter impactos em termos de eficiência, eficácia, ou produtividade, que será necessário identificar e quantificar.
O estudo de vários operadores de transporte público urbano, integrados em diferentes contextos, permitirá criar um Panel Data que não só servirá para se avaliar a performance por séries temporais, mas considerando o conjunto de várias empresas, avaliando a posição relativa entre elas, sendo cada operador uma DMU. Além disso, as conclusões retiradas pelo cruzamento das séries temporais de cada operador, com o historial de gestão de empresa compilado, perm |
Resumo A gestão de um operador de transportes públicos urbanos, bem como as decisões tomadas e políticas seguidas têm vital influência na performance da empresa em termos globais. Até hoje não existe um método que permita avaliar qual o efeito de cada acto de gestão na performance da empresa, e quais os que afectam a eficiência, nas suas vertentes técnica, estrutural, de escala e de preços, a eficácia e a produtividade.
A avaliação da performance de vários operadores de transporte público urbano depende da consideração de diversos inputs e outputs da actividade, sendo adequada a aplicação de técnicas de DEA (Data Development Analisys) para esse tipo de avaliação. Considerando cada operador isoladamente, devem ser utilizadas séries temporais para análise da evolução da performance do operador, em que cada ano constitui uma DMU (Decision Making Unit), as variações na curva de performance obtida deverão poder ser justificadas por decisões tomadas, ou não, em termos de gestão de empresa, ou alterações da política seguida. Pretende-se deste modo salientar os impactos de diferentes decisões de gestão na evolução da performance em operadores de transporte público, relacionando a avaliação da performance pelo DEA com a gestão e políticas seguidas. Decisões de gestão tão diferentes, como por exemplo alteração da rede ou novo tarifário, poderão reflectir-se de forma diferente na performance global da empresa, poderão ter impactos em termos de eficiência, eficácia, ou produtividade, que será necessário identificar e quantificar.
O estudo de vários operadores de transporte público urbano, integrados em diferentes contextos, permitirá criar um Panel Data que não só servirá para se avaliar a performance por séries temporais, mas considerando o conjunto de várias empresas, avaliando a posição relativa entre elas, sendo cada operador uma DMU. Além disso, as conclusões retiradas pelo cruzamento das séries temporais de cada operador, com o historial de gestão de empresa compilado, permitirão encontrar pontos comuns e definir um método de avaliação da performance que permita relacionar os vários tipos de actos de gestão estudados e os possíveis efeitos ao nível da performance.
Este projecto permitirá que futuramente se conheçam à priori possíveis efeitos de decisões futuras, podendo ser medidos riscos em termos de performance global, em qualquer operador de transporte público. |