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Projeto/Contrato PS:POCI/TRA/58944/2004

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63474
 
Referência: POCI/TRA/58944/2004
Nome Curto: InTrSim
Título: Modelo para simulação de interfaces de transporte
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2005-07-01
Data de Conclusão Prevista: 2007-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2007-12-07
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 84.225,00 EUR
Detalhes
Resumo: O sector dos transportes é actualmente um ponto-chave para cumprimento das metas de Quioto e das metas estabelecidas no sentido de reduzir a dependência dos produtos petrolíferos. Assim, medidas que incentivem a
redução do uso do transporte individual em favor do uso dos transportes colectivos urbanos tornam-se especialmente relevantes. A nível urbano, as interfaces de transportes são infra-estruturas essenciais no que se prende com a rapidez e eficiência de transporte de um ponto ao outro. As estações multimodais podem ser vistas como centros multifuncionais de transporte, informação e, por vezes, comércio, localizados em áreas urbanas ou próximo de áreas industriais. Esta é no entanto uma visão muito redutora de um ponto fulcral da rede, que pode permitir uma maior flexibilidade desta. A estação multimodal na rede é ela próprio um nó, tendo como principais funções o acesso à rede de transporte público e a ligação ou interligação de sistemas de transporte. Na tentativa de promover a transferência modal do transporte individual para o transporte colectivo é imperativo tornar este mais eficiente, de maior qualidade e mais seguro.
Um dos factores mais penalizantes no que se refere aos transportes colectivos são os tempos de espera e não tanto o tempo de viagem no global. É neste ponto que se torna importante avaliar as interfaces de transporte. As interfaces devem permitir uma rápida e cómoda transferência modal. Contudo, este ponto não tem sido devidamente contabilizado aquando a concepção deste tipo de infraestruturas. Esta nova abordagem à mobilidade urbana aliada ao facto de não existir um software para
modelação de estações multi-modais que permita optimizar os transbordos tendo em atenção o espaço, os modos de transporte e fluxos de tráfego pedonal justifica a necessidade e importância de desenvolvimento de um software deste tipo, InTrSim - Model to Simulate Transport Interfaces. Este software inovador (InTrSim), descrito em linguagem de objectos, permit Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia mecânica

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Palavras Chave

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Documentos
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Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Instituto de Engenharia Mecânica - Pólo IST IDMEC/IST Portugal Instituto de ID Coordenador Tiago Farias 218417351 tiago.farias@navier.ist.utl.pt
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Álvaro Costa 225081512 afcosta@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 25.800,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Álvaro Fernando de Oliveira Costa AC Investigador Responsável na UO 5

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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