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Projeto/Contrato PS:PTDC/ECM/72835/2006

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63602
 
Referência: PTDC/ECM/72835/2006
Nome Curto: DOLPHIN
Título: Análise do Comportamento Hidrodinâmico de Dispositivos de Acostagem e Amarração. O Caso Crítico do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 4
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2008-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2010-12-31
Data de Conclusão Efetiva: 2010-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 129.700,00 EUR
Detalhes
Resumo: As condições de operacionalidade e segurança num terminal portuário estão intimamente relacionadas com o comportamento dos navios amarrados ao cais, nomeadamente com a amplitude dos seus movimentos e com o valor dos esforços nos cabos de amarração e nas defensas.
O comportamento de navios amarrados não apresenta uma relação simples com as alturas de onda da agitação incidente, dependendo de muitos factores, tais como, o período da agitação incidente, os grupos de ondas, a direcção da agitação relativamente ao cais, as características dos navios amarrados e da estrutura de acostagem, as características elásticas dos cabos de amarração e das defensas, entre outros.
As estruturas portuárias de acostagem e de amarração estão, consequentemente, submetidas, directa e indirectamente, a vários tipos de acções, com diferentes naturezas, o que lhes confere uma complexidade real e, em muitos casos, uma dificuldade objectiva na sua análise e conhecimento, para uma gestão mais eficaz das actividades associadas a essas mesmas estruturas, dentro do ambiente portuário.
Essas acções estão relacionadas com a hidrodinâmica da agitação marítima na envolvente das estruturas (fenómenos de reflexão, refracção, rebentação, difracção, seixas, etc.), com os movimentos do navio durante a acostagem e a amarração, e com interacções excepcionais que possam também ocorrer no sistema navio/sistema de amarração/defensa/estrutura.
A interligação entre as diferentes partes deste sistema é muito complexa, o que exige um esforço de investigação continuado, em particular na análise e estudo de casos reais, cujas conclusões possam ter aplicabilidade prática e alguma generalização para casos semelhantes.
Dada a diversidade e a complexidade dos fenómenos presentes, é fundamental uma abordagem ao problema que contemple a utilização conjunta de ensaios em modelo físico com simulações em modelo numérico, tirando partido de potenciais sinergias. Os resultados de medições em protótipo, ainda que para um Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2006/Painel_Result/vglobal_projecto.asp?idProjecto=72835&idElemConcurso=883
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia hidraúlica

Palavras Chave

  • Comportamento de navios amarrados
  • Estruturas de acostagem
  • Modelação física e numérica
  • Sistemas de acostagem e amarração
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos IHRH Portugal Instituto de ID Proponente Francisco Taveira Pinto fpinto@fe.up.pt
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro António Paulo Moreira amoreira@fe.up.pt
Instituto Superior Técnico IST Portugal Universidade Parceiro C. Guedes Soares guedess@mar.ist.utl.pt
Laboratório Nacional de Engenharia Civil LNEC Portugal Instituto de ID Parceiro João Alfredo Santos jasantos@lnec.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 34.950,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 34.950,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António Paulo Gomes Mendes Moreira AGM Investigador Responsável na UO 20 20
FEUP Fernando Francisco Machado Veloso Gomes FVG Investigador 10 20
FEUP Francisco de Almeida Taveira Pinto FTP Investigador 25 20
FEUP Paulo Jorge Rosa Santos PJRS Investigador 90 20
FEUP Paulo José Cerqueira Gomes da Costa PGC Investigador 20 20

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
SPUP 422435 Isabel Maria Amado Valente
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Fernando Francisco Machado Veloso Gomes FVG Investigador Responsável na UO 30
FEUP Francisco de Almeida Taveira Pinto FTP Coordenador de Equipa de Investigação 35
FEUP Paulo Jorge Rosa Santos PJRS Investigador 35

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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