Resumo: |
Este projecto proporcionará a oportunidade para reflectir sobre os recentes avanços no domínio do dimensionamento de estacas sob acções verticais bem como para identificar os aspectos que deverão ser melhorados recorrendo a abordagens e modelos mais rigorosos. Além disso, permitirá explorar os dados recentemente obtidos em 2 campos experimentais bem caracterizados em Portugal, cujos trabalhos foram coordenados pelo responsável desta
proposta de projecto. O âmbito do trabalho divide-se em duas partes:
1) O projecto justifica-se pela necessidade de criar um grupo de investigadores com fortes competências na área da geotecnia e na área da modelação numérica, proporcionando deste modo a oportunidade de desenvolver um estudo integrado, que envolve análises numéricas utilizando quer modelos simplificados 1-D, quer modelos sofisticados 3-D e
ensaios experimentais para validação das análises. Utilizar-se-ão os resultados de 2 campos experimentais referentes: ao ISC'2-FEUP e à Nova Travessia do Tejo no Carregado. No campo experimental do ISC'2-FEUP foi realizada uma extensa campanha de caracterização geotécnica in situ e em laboratório; além disso, foram realizados ensaios de carga estáticos e dinâmicos em 3 tipos de estacas. A Nova Travessia do Tejo no Carregado inclui uma ponte e viadutos atravessando solos moles com várias dezenas de metros de espessura, envolvendo mais de 30 Km de estacas moldadas de 1.5m e 2.2m de diâmetro. Para optimizar o dimensionamento das estacas foram realizados vários ensaios de carga: i) 3ensaios de carga estáticos em estacas experimentais de 800mm de diâmetro; ii) vários ensaios de carga dinâmicos em estacas experimentais de 800mm de diâmetro; iii) ensaio de carga dinâmico numa estaca experimental de 1500mm de diâmetro; iv) vários ensaios de carga dinâmicos em estacas definitivas de 2200mm de diâmetro da ponte principal. Os campos experimentais e o trabalho de investigação desenvolvidos no IST/UTL Instituto Superior Técnico da |
Resumo Este projecto proporcionará a oportunidade para reflectir sobre os recentes avanços no domínio do dimensionamento de estacas sob acções verticais bem como para identificar os aspectos que deverão ser melhorados recorrendo a abordagens e modelos mais rigorosos. Além disso, permitirá explorar os dados recentemente obtidos em 2 campos experimentais bem caracterizados em Portugal, cujos trabalhos foram coordenados pelo responsável desta
proposta de projecto. O âmbito do trabalho divide-se em duas partes:
1) O projecto justifica-se pela necessidade de criar um grupo de investigadores com fortes competências na área da geotecnia e na área da modelação numérica, proporcionando deste modo a oportunidade de desenvolver um estudo integrado, que envolve análises numéricas utilizando quer modelos simplificados 1-D, quer modelos sofisticados 3-D e
ensaios experimentais para validação das análises. Utilizar-se-ão os resultados de 2 campos experimentais referentes: ao ISC'2-FEUP e à Nova Travessia do Tejo no Carregado. No campo experimental do ISC'2-FEUP foi realizada uma extensa campanha de caracterização geotécnica in situ e em laboratório; além disso, foram realizados ensaios de carga estáticos e dinâmicos em 3 tipos de estacas. A Nova Travessia do Tejo no Carregado inclui uma ponte e viadutos atravessando solos moles com várias dezenas de metros de espessura, envolvendo mais de 30 Km de estacas moldadas de 1.5m e 2.2m de diâmetro. Para optimizar o dimensionamento das estacas foram realizados vários ensaios de carga: i) 3ensaios de carga estáticos em estacas experimentais de 800mm de diâmetro; ii) vários ensaios de carga dinâmicos em estacas experimentais de 800mm de diâmetro; iii) ensaio de carga dinâmico numa estaca experimental de 1500mm de diâmetro; iv) vários ensaios de carga dinâmicos em estacas definitivas de 2200mm de diâmetro da ponte principal. Os campos experimentais e o trabalho de investigação desenvolvidos no IST/UTL Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa) desde 2000 (POCTI/ECM/36057/2000) têm contribuído fortemente para a disseminação da técnica do ensaio de carga dinâmico (DLT). No entanto, os estudos realizados são limitados e a técnica de ensaio DLT ainda não se encontra totalmente implementada na prática em Portugal. Neste âmbito pretende-se avaliar os métodos de análise tradicionais baseados na equação de onda e propor análises dinâmicas com base em modelos de interacção solo-estaca 1-D melhorados e calibrados através de comparações como modelos 3-D mais rigorosos e casos de estudo. Proporcionará ainda a elaboração de uma base de dados com estudos comparativos entre ensaios carga estáticos e ensaios de carga dinâmicos em estacas cravadas e moldadas, recorrendo aos dados disponíveis em Portugal (alguns casos recentes) e no Brasil (20 anos de experiência acumulada). Este projecto proporcionará o desenvolvimento de várias
dissertações. As análises e os estudos comparativos proporcionarão uma maior confiança no uso do ensaio de carga dinâmico na prática corrente de dimensionamento e controlo de qualidade de estacas. É de realçar que os estudos incidirão, com particular ênfase, o problema da mobilização da resistência de ponta nas estacas longas de grande diâmetro, que são habitualmente utilizadas em fundações de obras de arte em Portugal. Este projecto irá fortalecer a colaboração entre os grupos envolvidos e outros investigadores convidados (Bengt Fellenius do Canadá, Arezou Modaressi da École Centrale de Paris e Sérgio Paraíso do Brasil). |